Deputado homenageia Rei de Angola

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
26/10/2023 12:44 | Atividade parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Deputado homenageia Rei de Angola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312062.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado homenageia Rei de Angola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312063.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para estreitar laços culturais e as tradições com o Reino do Bailundo, localizado na região do planalto central de Angola/África, o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino vai promover um ato solene em homenagem ao rei Tchogolola Tchongonga Ekuikui VI, no Brasil chamado por Isaac Francisco Lucas Somaquesenje, no próximo dia 27 de outubro, às 10h, em parceria com o Centro Cultural Casa de Angola.

Reconhecer as raízes que ajudaram a formar o povo brasileiro e o desenvolvimento do Brasil é um dos objetivos dessa solenidade, que também marca a primeira visita do rei que é o sexto desse reinado, um dos únicos que não foram interrompidos pela colonização europeia em Angola.

"Com essa solenidade reconhecemos a importância do resgate das relações institucionais entre São Paulo e o Reino do Bailundo e também contribuímos para a promoção e para a valorização das raízes africanas no Brasil muito influenciadas por Angola", afirmou o deputado.

De acordo com dados do Centro Cultural, com informações do museu da escravatura de Luanda (capital de Angola), 66% dos escravizados no Brasil partiram de Angola, respectivamente das províncias de Moçamedes, Benguela e Luanda.

A presença no rei Ekuikui VI, que tem 37 anos, no Brasil, marca o reencontro das origens africanas, das tradições culturais e sociais. Ele é o 37º soberano do Bailundo, sendo o primeiro neto legitimo marterlinear do falecido Rei Augusto Katchitiopololo (rei Ekuikui IV).

Coroado em 2021, Ekuikui VI é formado em Direito, fala quatro idiomas, uma delas é a língua Umbundu, a oficial do Reino do Bailundo. O soberano tem ainda fluência na língua francesa, portuguesa e inglesa.

O reino liderado por Ekuikui VI é formado pelo maior grupo étnico de Angola, os Ovimbundos. Eles são 13 milhões de pessoas em Angola.

No Brasil, além da solenidade na Alesp, o rei participa de diversas atividades em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Santa Catarina.

SERVIÇO:

Evento: Ato Solene pelo reconhecimento do Rei Tchogolola Tchongonga Ekuikui VI, no Brasil chamado por Isaac Francisco Lucas Somaquesenje

Data: 27 de outubro

Horário: 10h

Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), rua Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Participação: Aberto ao público em geral

alesp