Questão de segurança nas escolas é mais uma vez debatida em sessão ordinária na Alesp

Durante o Pequeno e o Grande Expedientes, pronunciamentos referentes a temas distintos foram feitos pelos parlamentares
25/10/2023 18:32 | Plenário | Fernanda Alves, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Thainara Faria (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311974.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Suplicy (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311975.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gil Diniz (PL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311976.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vitão do Cachorrão (Republicanos)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311977.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira (25), na sessão ordinária, os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo abordaram temas diversos em seus discursos. O ataque à Escola Estadual de Sapopemba, na Zona Leste da Capital, voltou a ser explorado com destaque. Além disso, os pronunciamentos também abrangeram outras questões vinculadas à Educação de São Paulo e tópicos relacionados à Saúde e à comemoração do Dia Nacional da Democracia.

As sessões ordinárias acontecem na Alesp de segunda a sexta-feira. A partir das 14h, no Pequeno Expediente, cada um dos parlamentares tem 5 minutos para falar sobre assuntos variados. Já no Grande Expediente, cada um deles tem o dobro do tempo, 10 minutos.

Escolas

Assuntos vinculados à segurança nas escolas continuaram pautando os discursos, visto que o ataque sofrido na Escola Estadual de Sapopemba foi, novamente, mencionado por alguns deputados. A deputada Thainara Faria (PT) reforçou a importância da presença de profissionais da saúde mental dentro das escolas do Estado de São Paulo, tanto para o corpo docente quanto para o discente. Como ela, o deputado Carlos Giannazi (Psol) também reforçou essa importância.

"Depois do período de pandemia que nós vivemos, de mais de dois anos, e a questão da saúde mental tendo se agravado, [...] nós precisamos de profissionais de saúde mental disponíveis nas Escolas. Essa [é a] luta que vários deputados vêm travando aqui há algum tempo, para falar da importância de resguardar não só a saúde mental, mas inibir, coibir ou evitar ataques como o que aconteceu na Escola de Sapopemba, que ceifou a vida da jovem Giovana, de 17 anos", disse Thainara Faria.

Ainda sobre Educação, o deputado Eduardo Suplicy (PT) mencionou que, na última terça-feira (24), foi aprovado um projeto de lei que reformula o Sistema de Cotas do Ensino Federal e prorroga a política até 2033. O texto, agora, segue para o presidente, para sanção ou veto.

Já o deputado Carlos Giannazi (Psol), fez uma denúncia ao grupo chileno Vitamina (que administra instituições de ensino). Além disso, a deputada Professora Bebel (PT), mais uma vez, criticou a PEC de alteração de investimento mínimo na Educação.

Afogamento em Ilha Comprida

O deputado Vitão do Cachorrão (Republicanos) registrou pesar pelo afogamento e morte de Luiz Rodrigo, de 21 anos, que ocorreu em Ilha Comprida. Pediu também para que o Estado, em toda a extensão litoral, coloque mais profissionais atuando como guarda-vidas.

Dia da Democracia

O deputado Doutor Jorge do Carmo (PT), relembrou que nesta data, 25 de outubro, é o Dia da Democracia. Ele aproveitou para saudar o regime democrático do país, dizendo que "a democracia está consolidada no nosso país".

Sessão solene em homenagem aos "Arautos do Evangelho"

Gil Diniz, deputado do PL, relembrou a sessão solene que foi realizada na última segunda-feira (23), em homenagem ao grupo católico. "[...] Uma sessão histórica, plenário lotado, galeria lotada, corredores lotados, como jamais vi durante o primeiro mandato e nesse mandato. Várias autoridades civis, militares, eclesiásticas, vieram bispos do Rio de Janeiro, bispo do Interior de São Paulo [...]", relembrou o parlamentar.

Demais deputados

Durante a sessão ordinária, também fizeram uso da palavra os deputados Simão Pedro (PT), Leticia Aguiar (PP), Solange Freitas (União) e Paulo Fiorilo (PT).


alesp