Binômio fé-trabalho embala homenagem da Alesp a ex-ministro Cabrera Filho

Na solenidade, o deputado Lucas Bove (PL) ressaltou que Cabrera defende a liberdade econômica, a possibilidade de empreender, a presença mínima do Estado e, do ponto de vista dos costumes, é um homem temente a Deus
24/10/2023 17:29 | Sessão Solene | Claus Oliveira - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Sessão Solene em homenagem a Antonio Cabrera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311804.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem a Antonio Cabrera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311805.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem a Antonio Cabrera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311806.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem a Antonio Cabrera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311807.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Alesp concedeu nesta segunda-feira (23) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao ex-ministro da Agricultura (de 1990 a 1992) Antonio Cabrera Mano Filho. Produtor rural de São José do Rio Preto, Noroeste paulista, Cabrera também desempenha atividades religiosas na Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).

"Certamente, o ministro Cabrera é um dos homens que mais fizeram para que o agro brasileiro se desenvolvesse", frisou o deputado estadual Lucas Bove (PL), autor da homenagem. "É uma pessoa que defende a liberdade econômica, a possibilidade de empreender, a presença mínima do Estado e, do ponto de vista dos costumes, é um homem temente a Deus", acrescentou.

Na mesma linha, Valdomiro Lopes (PSB) e Itamar Borges (MDB) ressaltaram o empenho desbravador do Grupo Cabrera para a expansão da fronteira agrícola nacional. O negócio familiar, em terceira geração, atua há mais de 100 anos na produção de alimentos e, atualmente, está presente em dez estados brasileiros.

A faceta religiosa de Antonio Cabrera Mano Filho foi referendada por líderes presbiterianos como Milton Flávio Moura e Maurício Melo de Meneses, ambos ligados à Universidade Mackenzie, braço educacional da IPB. "Servo de Jesus que faz por merecer essa significativa homenagem [da Alesp]", resumiu Moura.

Além de ser presbítero na IPB de São José do Rio Preto, Cabrera é um dos fundadores da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2) e diretor da Sociedade Bíblica do Brasil, uma das maiores produtoras e exportadoras das Sagradas Escrituras no mundo.

Supermercado do mundo

Cabrera dividiu o mérito de receber a maior honraria da Alesp com os homens do campo. "Cada agricultor que acorda de madrugada, cada criador que levanta com seu rebanho, está servindo a pátria. Porque, apesar das dificuldades, o maior bem que este país tem, o maior patrimônio nosso, é o nosso solo", afirmou.

Exaltando o potencial alimentício brasileiro, o agropecuarista recorreu a comparações com passagens bíblicas. "Nos Evangelhos, se diz muito ?porque eu tive fome e me destes de comer?. Hoje [é] o mundo que fala ?estou com fome? e o Brasil tem abastecido. Nosso produto enche as gôndolas de supermercados de mais de 200 países. Isso é um motivo de orgulho", destacou o ex-ministro com o Colar da Alesp.

Momento devocional

Também marcaram presença na sessão solene o deputado federal Ricardo Salles (PL/SP), o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, o presidente da Câmara Municipal rio-pretense, Paulo Pauléra e o representante da multinacional ADM América do Sul Domingo Lastra.

O pastor presbiteriano Rosther Lopes ministrou o momento devocional da solenidade por meio de leitura bíblica e oração.

alesp