Contra privatização e pelo plebiscito: trabalhadores da Sabesp, metrô e CPTM se reúnem na Alesp

Em audiência pública realizada na Casa, sindicatos atacaram projetos de concessão de empresas públicas de transporte e saneamento
19/10/2023 19:01 | Privatizações | João Pedro Barreto, sob supervisão de Tom Oliveira - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Audiência pública privatizações <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública privatizações <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública privatizações <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311601.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Codep. Sirlene Maciel (Psol)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rene Vicente, Sintaema<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo reuniu, na noite desta quarta-feira (18), trabalhadores da Sabesp, metrô e CPTM contrários às privatizações dos três setores e favoráveis a um plebiscito que escute a opinião da população sobre o tema. Organizado pelo mandato da Bancada Feminista (Psol), o evento reuniu, além desses funcionários, integrantes de outros setores sociais e diversos parlamentares.

A grande queixa que motivou o encontro foi a falta de diálogo entre Governo do Estado e população sobre a medida. "Solicitamos ao governador para que ele fizesse um plebiscito oficial para ouvir a população e saber se ela aceita isso. A privatização é um problema social que afeta a todos e ele não pode decidir isso sem uma consulta pública, sem explicar para a população o que vai mudar no serviço de abastecimento de água e esgoto", afirmou Sirlene Maciel, codeputada da Bancada Feminista e que comandou a Mesa do evento.

Sirlene disse que esse pedido sequer foi respondido por Tarcísio e, por isso, os sindicatos, tanto da Sabesp quanto do metrô e trens de São Paulo, decidiram realizar um 'plebiscito popular'. A ideia é, mesmo que extraoficialmente, ouvir a população sobre os projetos de privatização dos três setores.

"Nós vamos lutar com todas as nossas forças contra a privatização do saneamento e vamos debater com as pessoas lá na base. Olhar, olho no olho, para os trabalhadores e trabalhadoras e deixar bem claro que se privatizar, a tarifa vai aumentar, o saneamento vai piorar e a mão de obra vai ser precarizada. A privatização, seja na Sabesp, metrô ou CPTM, é prejudicial e quem paga a conta é o povo", disse Rene Vicente, membro da diretoria do Sintaema (Sindicato dos trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do estado de São Paulo).

Outro que defendeu o diálogo foi o deputado Guilherme Cortez (Psol), que afirmou ter participado de dezenas de audiências sobre o assunto, todas organizadas por aliados políticos. "Quem tem interesse em informar a população da realidade da privatização somos nós, porque a gente sabe que se a população souber o que representa privatizar o transporte sobre trilhos e a água, não dá pra ser a favor", declarou.

Presenças

Além de Sirlene e Cortez, estiveram presentes os deputados do PT Luiz Claudio Marcolino, Simão Pedro e Eduardo Suplicy. Líderes dos Sindicatos dos Metroviários; dos Ferroviários da Central do Brasil; e dos Ferroviários de São Paulo também compareceram e compuseram a Mesa do evento.

alesp