Na Alesp, prefeitos expõem dificuldades para evitar o desequilíbrio orçamentário nos municípios
19/10/2023 17:50 | Contas Públicas | Claus Oliveira - Foto: Bruna Sampaio




Prefeitos paulistas vieram à Alesp buscar soluções para o desequilíbrio orçamentário (despesas maiores que receitas) provocado pela queda no repasse de receitas tributárias. O declínio maior atinge principalmente o ICMS, imposto arrecadado pelo Governo estadual.
Diante da iminência de colapso nos municípios, o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), organizador da audiência pública, afirmou que vai sugerir ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) a liberação de verbas, iniciando pelas demandas da saúde. Com apoio da Associação dos Municípios Araraquarense (AMA), o parlamentar promoveu audiência pública nesta quinta-feira (19) sobre a crise financeira nas prefeituras.
Pignatari esclareceu por que o socorro aos municípios em apuro financeiro seria mais ágil com o repasse a fundos municipais de saúde. "É único recurso que pode ser transferido fundo a fundo em São Paulo. Se houver vontade política, com 30 dias o dinheiro está na conta da prefeitura", explicou.
"Se ele [o governador] repassar recursos de custeio para saúde dos municípios, em regra, já resolve um grande problema. Todo prefeito gasta mais que 15% em saúde", ressaltou Pignatari.
Prefeitos
Em coro uníssono, prefeitos ouvidos na audiência da Alesp lamentaram a frustação nas receitas estimadas e os impactos negativos desse encolhimento tributário sobre a vida financeira dos municípios.
Dilmo Resende (União Brasil), prefeito da cidade de José Bonifácio e que também preside a Ama, disse conhecer município paulista que "já cortou medicamentos, só está entregando o que o Estado e a União mandam" e outras prefeituras que "não estão pagando a folha de pagamento [em dia]".
Jorge Seba (PSD) testemunhou que em Votuporanga a dotação prevista para investimento já foi atingida. "Até a metade do ano, nosso déficit já engoliu praticamente 5%, ou seja, não tenho como investir a não ser pedindo recursos externos. As despesas aumentaram muito", disse o prefeito.
Chefe do Executivo de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB) criticou tanto a mudança na alíquota do ICMS, feita pelo Congresso Nacional em 2022, quanto a demora para alterar a norma, compensando estados e o Distrito Federal. O novo projeto aprovado pelos congressistas aguarda sanção presidencial.
Ciclo de palestras
A audiência sobre a crise financeira dos municípios paulistas recebeu palestrantes oriundos do Governo do Estado, do Tribunal de Contas (TCE/SP) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP).
O subsecretário de Relacionamento com Municípios, Rubens Cury, sinalizou que o Governo paulista vai apostar nos consórcios intermunicipais - hoje existem 46 ativos. O superintendente de Negócios da Desenvolve SP, Luca Iacona, apresentou aos prefeitos as linhas de crédito da agência de fomento estadual.
De forma enfática, secretário-diretor geral do TCE paulista, Sérgio Ciquera Rossi, alertou para o planejamento na elaboração das peças orçamentárias. "Sem isso vamos gastar dinheiro e vai ficar faltando recursos para os municípios", ressaltou Rossi.
Por fim, o presidente em exercício do Crea, Mamede Abou colocou a entidade à disposição dos prefeitos para o estabelecimento de parcerias nas áreas como capacitação de servidores e planejamento urbano.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações