Alesp sedia debate sobre políticas públicas para crianças e adolescentes
05/10/2023 16:21 | Crianças e Adolescentes | Giullia Chiara, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Foto: Bruna Sampaio





Durante dois dias, nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), a Alesp está recebendo um evento para debater medidas e legislações voltadas aos menores de idade. Intitulado "Os impactos da desestruturação das Políticas Públicas nos acolhimentos institucionais de crianças e adolescentes", o evento foi solicitado pela deputada Ediane Maria (Psol) e conta com a presença de autoridades e especialistas, numa discussão sobre as necessidades de crianças e adolescentes e a responsabilidade dos órgãos públicos com relação a esse público.
O encontro conta, no total, com cinco mesas temáticas: Acolhimentos institucionais e destituições do poder familiar; Intersetorialidade e trabalho em rede; Precarização das Políticas Públicas; Violências interseccionais (moralização, culpabilização, racismo); Experiências sobre trabalho realizado em acolhimento institucional; e Uso de drogas, cuidado em saúde mental e convivência familiar.
Há na programação, também, três oficinas: Uso de drogas, cuidado em saúde mental e convivência familiar; Como o direito à moradia e as políticas de habitação podem ser mobilizadas para a garantia da convivência familiar; e Metodologia de trabalho em acolhimento.
Nos debates e coordenação dos trabalhos, estão profissionais e especialistas de diversos órgãos e entidades representativos, como a Defensoria Pública e os Conselhos Regionais de Psicologia e de Serviço Social.
O debate
Inaugurando o seminário, a deputada e idealizadora Ediane Maria ressaltou a importância de políticas públicas para cuidar de quem cuida das crianças e adolescentes, sobretudo mães e chefes de família. "Por trás de uma guerreira, existe uma mulher sobrecarregada" pontuou a parlamentar. Ediane ainda citou a dificuldade das famílias em situação de vulnerabilidade social em busca de acolhimento.
Na mesa de abertura, as autoridades foram apresentadas e introduziram os pontos a serem abordados durante o evento, destacando temas como suporte psicológico, assistência social, racismo e responsabilidade coletiva.
A vice-presidente do CRP-SP, Ana Marques, falou sobre a precarização do sistema de acolhimento e a falta de acesso da população a serviços de assistência psicológica. Outra fala de destaque foi de Dayse Bernardi, representante da Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente (Neca), que reconheceu a eficiência das garantias previstas pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, porém criticou a falta de ações públicas que apliquem na prática os direitos ligados à infância e juventude.
A todo momento, foi ressaltada a importância da participação ativa e direta de crianças, adolescentes e jovens na elaboração e revisão de seus direitos e necessidades. Exemplificando um episódio importante de mudança na legislação que rege a população infanto-juvenil, Dayse Bernardi relembrou que, entre a passagem da Constituição para o Estatuto, houve a participação massiva de crianças e adolescentes em situação de rua, que foram protagonistas do Artigo 227 da Constituição Federal, para que a lei reconhecesse que, além de serem sujeitos de direitos, crianças e adolescentes devem ter prioridade absoluta.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações