Parlamentar defende participação do cidadão nas discussões da Assembleia Legislativa

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
26/09/2023 11:58 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Palácio 9 de Julho sede do Poder Legislativo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) poderá retomar em outubro as discussões referentes ao Projeto de Resolução 08/2019, que garante ao cidadão o livre acesso para os Projetos de Lei (PLs), Projetos de Lei Complementar (PLCs) e Projetos de Decreto Legislativo (PDLs), assim como às propostas de emendas à Constituição Estadual em tramitação no Poder Legislativo.

Pela iniciativa, do deputado Edmir Chedid (União), o livre acesso à comunidade será concedido durante todo o trâmite das proposições. "A participação do cidadão no processo legislativo é uma condição indispensável na atual legislatura. Afinal, o cidadão é o verdadeiro detentor do poder e, por isso, deve fiscalizar a atuação de seus representantes", defendeu em sua argumentação.

Edmir Chedid explicou que a Assembleia Legislativa precisa implantar um instrumento que viabilize a participação de maneira acessível, eficaz e a distância. "Muitos outros órgãos legislativos, como o próprio Senado Federal, já disponibilizam mecanismos neste sentido, abrindo à consulta pública todas as suas proposituras. Isto permite que o cidadão tenha ciência do conteúdo das propostas e participe de forma ativa no processo legislativo", declarou.

Caso seja aprovado, o Projeto de Resolução 08/2019 também determina que, durante a tramitação, a Secretaria Geral Parlamentar (SGP) elabore relatórios referentes à quantidade e ao conteúdo das manifestações recebidas sobre os processos das proposituras em andamento no parlamento paulista. "Uma iniciativa que considero fundamental à Alesp", acrescentou.

Tramitação

Depois de receber o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a matéria aguarda o resultado da análise da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) - ambas da Assembleia Legislativa de São Paulo. A matéria também espera pela análise do pedido de tramitação em regime de urgência do deputado Milton Leite Filho (União).


alesp