Deputado propõe título de "Capital das Padarias" para São Paulo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
22/09/2023 14:50 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Danilo Balas

Compartilhar:

Deputado Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Tradição de padarias na cidade de São Paulo reforça contribuição de estabelecimentos à cultura, ao turismo e à gastronomia da cidade

O Deputado Estadual Danilo Balas (PL) apresentou o Projeto de Lei n. 1342/2023 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que visa a conferir o título de "Capital das Padarias" ao município de São Paulo.

O projeto se baseia na rica tradição de padarias na cidade de São Paulo e reconhece a contribuição significativa que esses estabelecimentos têm dado à cultura, ao turismo e à gastronomia da região. Segundo a justificativa do projeto, a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) realizou uma pesquisa que informa que, em 2018, o Estado de São Paulo abrigava um total de 14.040 padarias, e a cidade de São Paulo se destacava pela diversidade e qualidade desses estabelecimentos.

Danilo Balas justifica que o pão é um alimento essencial na mesa dos brasileiros, e São Paulo é o lugar onde encontramos a mais antiga padaria do Brasil, a Padaria Santa Tereza, fundada em 1872, sendo a padaria mais antiga da cidade e do país. A Padaria Cepam, criada em 1968, é atualmente reconhecida como a maior padaria da América Latina. A Padaria 14 de Julho, fundada em 1897 por Rafaele Franciulli, é cuidada há duas décadas pelo membro da família e chef Alexandre Franciulli.

A Padaria São Domingos, estabelecida em 1913 por Domenico Albanese, é comandada hoje pelo bisneto Silvio Albanese e sua irmã Eliana. A padaria mantém a tradição da fermentação natural na produção de pães, livres de produtos químicos e feitos de maneira artesanal. Outra padaria que representa a força do imigrante italiano na capital, a Basilicata, localizada no bairro Bela Vista, foi fundada em 1914 por Filippo Ponzio, e, até os dias atuais, a empresa é comandada pela quarta geração da família.

"O título de ?Capital das Padarias? consolidará a posição de São Paulo como referência nacional e internacional nesse setor", disse Balas. "Além disso, o reconhecimento oficial do papel das padarias na cultura e economia da cidade abrirá caminho para o desenvolvimento de políticas públicas destinadas a fortalecer as pequenas e médias padarias, bem como promover as já consagradas", finalizou o parlamentar.

Danilo Balas enfatiza a importância de valorizar um setor tão fundamental para a cidade e se compromete a trabalhar para que esse título seja concedido em reconhecimento ao patrimônio cultural e gastronômico que as padarias representam em São Paulo. "É incrível como os paulistanos gostam de visitar as belas padarias da cidade, principalmente nos finais de semana - já presenciei muitas filas em alguns desses estabelecimentos. A aprovação desse projeto de lei, sem dúvida, fortalecerá, ainda mais, esse setor," afirma o Deputado Danilo Balas.


alesp