Deputado recebe sindicalista estadunidense da Starbucks

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
20/09/2023 18:35 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Simão Pedro

Compartilhar:

 Simão Pedro e a sindicalista Brandi Alduk<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309299.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Simão Pedro (PT) recebeu hoje (20), na Alesp, a sindicalista Brandi Alduk, representante dos trabalhadores da Starbucks nos Estados Unidos. A trabalhadora denuncia práticas antissindicais da empresa, exploração da mão de obra, perseguições, acúmulo de funções e assédio moral aos que tentam se sindicalizar.

Alduk alerta trabalhadores brasileiros sobre a atuação da empresa, que utiliza estratégias publicitárias para ocultar suas más condutas trabalhistas. Entre as denúncias, está a demissão de funcionários que se sindicalizaram. O deputado Eduardo Suplicy recepcionou a sindicalista no plenário da Alesp.

No Brasil, os trabalhadores da Starbucks podem se sindicalizar no Sindicato dos Comerciários de SP, porém, os trabalhadores locais sofrem racismo e assédio moral, como reforçou Graça Reis, diretora da entidade e líder da UGT. Esteve presente também Moacyr Pereira, tesoureiro da SIEMACO São Paulo, sindicato dos trabalhadores da limpeza da capital e presidente da confederação da categoria, a CONASCON.

Brandi Alduk cumpre agenda no Brasil até esta sexta-feira (22) com representantes das centrais sindicais CUT, UGT e Força Sindical.


alesp