Na Alesp, educadores paulistas debatem Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos

Sugestões paulistas serão apresentadas na etapa nacional da Conae em Brasília que deve contar com a participação de 212 delegados paulistas
14/09/2023 18:39 | Fórum | Claus Oliveira - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Fórum Conae - SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fórum Conae - SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308785.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Fórum de Educação do Estado de São Paulo (Feesp) lançou nesta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa, a fase preparatória de elaboração do Plano Nacional de Educação do próximo decênio (PNE 2024-34). Conforme Leandro Oliveira, coordenador do Fórum, a edição extraordinária da Conferência Nacional de Educação (Conae) em São Paulo vai envolver 600 delegados e deve ser encerrada em novembro.

As sugestões dos educadores paulistas serão apresentadas na etapa nacional da Conferência, convocada pelo Governo Federal e prevista para janeiro de 2024 em Brasília. Nessa ocasião, 212 delegados vão representar a educação paulista.

Oliveira conclamou a sociedade paulista a se mobilizar "para debatermos a educação que queremos e traduzir isso no documento que vamos chamar de Carta São Paulo. Ele será a contribuição que vamos encaminhar para Brasília", explicou Oliveira

A deputada estadual Professora Bebel (PT), que é presidente da Comissão de Educação da Alesp, ressaltou o caráter democrático e participativo da Conferência. "Constituir uma política educacional para o Brasil é tarefa de todos os setores e movimentos que estão diretamente ligados à educação", afirmou.

Heleno Araújo, presidente do Fórum Nacional de Educação, participou do ato na Alesp através de videochamada. O FNE é responsável por articular e coordenar as conferências. "Já provamos [na Conae de 2010] que é possível elaborar políticas educacionais com efetiva participação social", declarou Araújo.

Muitas entidades ligadas à educação estiveram presentes no evento do Feesp, a exemplo da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Centro do Professorado Paulista (CPP) e do Sindicato dos Professores (Apeoesp) além da diretora de Articulação com os Sistemas Nacionais de Ensino do Ministério da Educação, Selma Rocha.

alesp