Podologia no SUS foi destaque no Congresso de Podólogos realizado na Alesp
10/07/2023 18:10 | Congresso | Jaqueline Fervolli | Fotos: Bruna Sampaio







A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na manhã desta segunda-feira (10), o Congresso da Associação Brasileira de Podólogos (ABP). O evento teve como objetivos atualizar as demandas da associação aos profissionais de diversos estados que estavam presentes e eleger nova diretoria.
Considerado pelos membros da ABP como padrinho da podologia, o presidente da Alesp, André do Prado, participou do evento.. O deputado foi autor do projeto de lei convertido na Lei 16.763/2018 e que, pelo Decreto 67.324 de dezembro do ano passado, regulamentou a profissão no Estado de São Paulo.
André do Prado ressaltou a importância da legislação em favor da categoria, que valoriza os profissionais e protege a população no tratamento de saúde. "Pra mim, esse é projeto mais importante, em 12 anos, que apresentei aqui nesta Casa. Que orgulho e satisfação poder viver esse momento em favor da podologia", disse.
Neusa de Fátima, vice-presidente da ABP, salientou a peregrinação pela regulamentação, que é antiga. Ela destacou que a pauta da ABP contou com o apoio de diversos parlamentares, como o saudoso deputado federal José Mentor, que apresentou o Projeto de Lei Federal 6.042/2005 pela regulamentação nacional, em Brasília. A proposta ainda está em tramitação.
Em São Paulo, o grupo encontrou apoio no mandato do deputado André do Prado, para começar as tratativas pela elaboração da legislação estadual. "O deputado André sempre conosco", destacou Neusa.
Ela reforçou que a oficialização da profissão é um "marco para os podólogos, mas também para a sociedade", já que a lei visa proteger e diminuir o risco de amputações, principalmente em diabéticos.
O professor Armando Bega, idealizador e responsável pela criação da primeira graduação em podologia do Brasil e novo presidente da ABP, discorreu sobre os projetos da associação para os próximos dois anos. Uma das pautas principais é a luta pela regulamentação federal.
"Vejam como a vontade política faz a diferença. Nosso projeto na esfera federal está desde 2005 tramitando, são 18 anos. Aqui em São Paulo, já é realidade", disse.
Podologia no SUS
Levar a podologia para o serviço público de saúde também é meta da Associação. Presente no evento, o vereador Neto de Ibirá e a podóloga Tati foram destaques ao apresentarem exemplo da contratação neste formato.
"Por que isso acontece? Porque agora a questão legal está aprovada. Vamos começar esse movimento em São Paulo, junto com ABP, levar o conhecimento da lei aos prefeitos e falar da possibilidade de contratação de profissionais da podologia, para prestarem serviço para atender a população que mais precisa, que não tem acesso", destacou André do Prado.
Presente no Palácio 9 de Julho, o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, que é médico, foi convidado pelo chefe do Legislativo Paulista a implantar o projeto no município.
"Habemus podólogo", brincou o prefeito. Ele destacou a importância da demanda para o setor público de saúde e sinalizou dar andamento à medida.
ABP
Fundada em 1964, a Associação Brasileira de Podólogos irá disponibilizar um kit de apoio legislativo para a regulamentação da profissão aos estados brasileiros interessados. O encontro na Alesp contou com a presença de caravanas do Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraná e Rio de Janeiro.
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp dá aval a projeto de lei que busca garantir preservação de tucunarés
- Comissões da Alesp dão aval a projeto que institui o Código de Defesa do Empreendedor
- Comissões da Alesp dão aval a projeto que permite parcelamento do IPVA em até cinco vezes no Estado de São Paulo
- Congresso de Comissões dá aval a projeto que proíbe a distribuição de sacolas descartáveis no Estado
- AO VIVO: Parlamentares deliberam três projetos de lei em congresso de comissões
- Comissões da Alesp dão aval a projetos que viabilizam a tecnologia 5G e investimentos nas linhas de trem em São Paulo
- Comissões da Alesp dão aval a projeto que prioriza atendimento e laudos a mulheres vítimas de violência
- Reunião conjunta de comissões dá aval a sete projetos, que devem ser votados em Plenário ainda nesta quarta, 27
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações