Julho Amarelo: deputado apoia campanha de luta contra as hepatites virais
30/06/2023 11:06 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

O deputado Edmir Chedid (União) reiterou nesta semana a importância da Campanha Julho Amarelo, instituída há quatro anos em nível nacional com o objetivo de reforçar as atividades de vigilância, de prevenção e de controle das hepatites virais (inflamações no fígado provocadas por vírus e bactérias ou uso abusivo de algumas substâncias, como drogas e medicamentos).
"As hepatites ainda podem ser provocadas por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. É importante destacar que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes aparecem, geralmente se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura e enjoo. Também é muito comum ter vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras", comentou.
Edmir Chedid explicou que, no caso específico das hepatites virais, objeto da Campanha Julho Amarelo, as inflamações são causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. "A Hepatite A é a que tem o maior número de casos registrados, pois está relacionada às condições de saneamento básico e higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha", disse.
Em seguida, aparecem a Hepatite B, segundo tipo com maior incidência, com transmissão por via sexual e contato sanguíneo; e a Hepatite C, cuja transmissão ocorre pelo contato com sangue; é considerada a maior epidemia da humanidade, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A Hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença provoca cirrose, câncer de fígado e morte.
Por fim, estão a Hepatite D, que ocorre em pacientes infectados pelo vírus da Hepatite B (a vacinação contra a Hepatite B protege de uma infecção com a Hepatite D); e a Hepatite E, transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando epidemias em certas regiões. A Hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas podem apresentar formas mais graves da doença.
Casos no país
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem, com menor frequência, o vírus da Hepatite D (mais comum na região norte do país) e o vírus da Hepatite E, que é menos frequente no Brasil. "O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado", explicou Edmir Chedid.
Segundo o parlamentar, a falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio enfrentado pelos órgãos de saúde pública. "Por esse motivo, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde. Em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde", concluiu.
Notícias relacionadas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Deputada participa de seminário sobre paternidade responsável na Alesp
- Deputado participa das comemorações dos 199 anos de Tatuí
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações