Deputada pede ao procurador-geral de justiça providências sobre fiscalização do aplicativo Discord
29/06/2023 15:57 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputada Beth Sahão

A deputada estadual Beth Sahão (PT) encaminhou ao procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo , uma solicitação de providências quanto à fiscalização e eventual suspensão do aplicativo Discord, muito popular entre adolescentes e que vem sendo utilizado como ferramenta para envolver jovens em um submundo de violência extrema.
No documento protocolado nesta terça-feira, 27 de junho, a parlamentar também solicita ao representante da Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo (PGJ-SP) que considere a possibilidade de restrição ao acesso da plataforma por menores de idade.
A iniciativa da deputada é motivada pela crescente popularidade e utilização do Discord por parte de crianças e adolescentes, e, neste sentido, requer que sejam adotadas medidas efetivas para garantir a segurança desses jovens.
O Discord é uma plataforma de comunicação online que permite a interação em tempo real por meio de texto, voz e vídeo, e embora tenha sido inicialmente desenvolvido para jogadores, atualmente é amplamente utilizado por pessoas de todas as idades, inclusive por criminosos que se valem do livre acesso para perpetrar atos bárbaros que têm adolescentes como principais alvos.
Reportagens recentes realizadas pelo programa Fantástico, da Rede Globo, e pelo jornal Folha de São Paulo, trouxeram uma nova investigação sobre o submundo perverso na plataforma, onde predadores estão à caça exatamente deste tipo de público. Os conteúdos incitam a exploração sexual, pedofilia, automutilação, tortura, racismo, apologia do nazismo, maus-tratos de animais e incitação a assassinatos.
Umas matérias denuncia que as vítimas que participam de transmissões ao vivo dentro do Discord passam a ser chantageadas a cumprir desafios. Se não aceitam, fotos íntimas são vazadas.
Um dos criminosos, ainda de acordo com a denúncia, tem vários aparelhos de armazenamento e revela uma coleção cruel: "backup das vagabundas estupráveis". Em cada pasta, o nome de uma vítima. São dezenas de meninas violadas, chantageadas, expostas, catalogadas.
Depois que as reportagens foram publicadas, quatro suspeitos foram detidos pela Polícia Civil de São Paulo, que não revelou detalhes das prisões porque as investigações ainda estão em andamento.
"O Discord tem sido palco de diversos incidentes e situações preocupantes, tais como assédio, abuso, cyberbullying, exposição a conteúdo inadequado e até mesmo atividades ilegais, conforme recentemente denunciado pela mídia nacional. A facilidade de acesso e a falta de controle efetivo têm possibilitado a presença de comportamentos impróprios e prejudiciais à integridade física e emocional dos jovens usuários", ressalta a deputada.
Notícias relacionadas
- Deputado participa de ato solene em memória dos mártires armênios na Alesp
- Deputado presta apoio à família de Vitória Regina
- Região de Franca receberá 985 novas casas populares
- Deputado visita Caçapava para agenda intensa de compromissos
- Deputado recebe lideranças de Juquitiba para tratar de demandas em saúde e infraestrutura
- Deputada propõe proibição de homenagens a condenados por crimes contra crianças e adolescentes
- Deputado protocola Requerimento de Manifestação de Pesar pelo falecimento do Papa
- Deputado conquista R$ 28,3 milhões para construção do tão aguardado Anel Viário em Tanabi
- Seminário debate causas e efeitos do endividamento público no Brasil
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações