Repleta de emoção, sessão solene na Alesp presta homenagem aos profissionais da Odontologia

Categoria que atuou na linha de frente do combate à covid e garante a saúde bucal de milhões de brasileiros tem seu valor reconhecido pelo Legislativo Paulista
26/06/2023 17:16 | Exemplo | Fábio Gallacci - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Sessão Solene Odontologia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304174.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene Odontologia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304192.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Denise Abranches e a Medalha Tiradentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304176.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sessão solene realizada nesta sexta-feira (23) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo prestou homenagem aos profissionais que atuam na área da Odontologia. O evento permitiu a posse dos representantes municipais e distritais do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (Crosp), uma reverência especial aos colegas que completaram 50 anos na entidade e a entrega da Medalha Tiradentes a uma profissional que esteve na linha de frente no enfrentamento à covid durante a pandemia. A iniciativa foi da deputada Ana Carolina Serra (Cidadania).

"Falar da importância do trabalho dos profissionais de Odontologia para cada um de nós brasileiros é ser redundante. Precisamos, sim, trabalhar na atuação e fortalecimento das legislações da área, focando nas condições de trabalho, vínculos empregatícios e remunerações recebidas", afirmou a deputada. "Sabemos que a saúde bucal garante a saúde geral do nosso corpo. Contudo, esse serviço ainda não é acessível para grande parte da nossa população. Precisamos trabalhar pela inclusão dos mais vulneráveis, oferecendo atendimento gratuito e integral através dessa importante política que temos, que é o Sistema Único de Saúde", acrescentou Ana Carolina.

Pilares da Saúde

O Brasil é, atualmente, o país com mais profissionais de Odontologia atuando, com cerca de 400 mil pessoas em diversas especialidades. Apenas distribuídos por todos os municípios paulistas, são mais de 150 mil. "É um orgulho termos profissionais tão comprometidos e qualificados fazendo da Odontologia um dos mais fortes pilares da Saúde por tantos anos em São Paulo e no Brasil. Vocês, que completaram 50 anos de registro, são faróis para os mais jovens", apontou Braz Antunes, presidente do Crosp.

Missão cumprida

Primeira profissional da Saúde brasileira a receber uma vacina ainda em teste contra o coronavírus, oferecida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, a cirurgiã-dentista Denise Caluta Abranches foi homenageada com a Medalha Tiradentes, patrono dos profissionais da Odontologia.

Seu discurso de agradecimento foi um dos momentos de maior emoção do evento no Plenário da Alesp: "Aceito, comovida e imensamente grata, a medalha que me concedem, com a obrigação de jamais medir esforços para me fazer digna de tal apreço. Quero compartilhar essa medalha com os incontáveis e anônimos colegas de profissão que, ao longo da pandemia, assumiram conscientemente os riscos do contágio e mantiveram-se inabaláveis em defesa daqueles que nos confiaram suas vidas", ressaltou Denise. "Perdemos pessoas da família, amigos, colegas e choramos por pessoas desconhecidas, com quem estabelecemos vínculos de amor incondicional. Fomos testemunhas de mortes muito solitárias. Mas cumprimos a nossa missão, no ofício da Odontologia, nessa história mundial", completou a profissional que, ainda durante a pandemia, foi simultaneamente coordenadora de Odontologia de seis Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital São Paulo. Denise também é presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do Crosp.

Presenças

Ainda estiveram presentes à Mesa da sessão solene: Silvio Jorge Cechetto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD); Cláudio Miyake, secretário- geral do Conselho Federal de Odontologia; Wilson Chediek, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD); Jairo Correa, presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO); e José Henrique dos Santos, presidente da Associação dos Técnicos em Prótese Dentária.

alesp