Deputada lança Frente do Sistema Cross e pedido de regionalização ganha força
26/06/2023 17:18 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Ana Perugini


Grupo que vai avaliar órgão responsável por regulação de vagas na rede pública de saúde de SP foi lançado em Campinas com participação de gestores, sindicalistas e profissionais de saúde
CAMPINAS - Descentralizar a Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) e criar unidades regionais que conheçam a estrutura de cada região e possam fazer a gestão das vagas do SUS de maneira mais eficiente e transparente. A mudança foi apontada por especialistas como alternativa para acabar com gargalos na ferramenta usada pelo Governo do Estado para determinar a ordem de atendimento na rede pública de saúde, durante evento promovido na última sexta-feira (23) pela deputada estadual Ana Perugini (PT) para o lançamento da Frente Parlamentar do Sistema Cross/SUS.
O evento foi realizado no Plenarinho da Câmara de Campinas e reuniu cerca de 90 pessoas, entre profissionais de enfermagem, médicos, gestores hospitalares, dirigentes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), representantes de sindicatos, conselheiros tutelares, conselheiros municipais de saúde, vereadores de várias cidades da região, além de secretários de saúde e defensores do Sistema Único de Saúde.
Para compôr a mesa de abertura, a coordenadora da frente parlamentar instituída pela Assembleia Legislativa convidou a superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, Elaine de Ataíde; o secretário de Saúde de Hortolândia, Denis Crupe; o médico emergencista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Fábio Alves; e o diretor-executivo da Deas (Diretoria Executiva da Área de Saúde) da Unicamp, Oswaldo Grassiotto, que representou o reitor da Unicamp, professor Antônio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé.
Primeira mulher a comandar o HC, Elaine falou da necessidade de um diagnóstico para avaliar a situação dos leitos no estado e defendeu a proposta de descentralização da Cross, que está sob avaliação do governo estadual. "Quando a gente está dentro dessa nossa região, é muito mais fácil a gente poder fazer a reestruturação e o encaminhamento de pacientes de forma apropriada. Com essa regionalização, a gente vai conseguir atender melhor os nossos pacientes dentro de suas próprias regiões", disse a gestora do HC.
Fábio Alves, que atua como plantonista e acumula experiência como secretário de Saúde em Santa Bárbara d?Oeste, Itatiba e Paulínia, ratificou a importância da regionalização como forma de garantir equidade de acesso - um dos princípios do SUS - em todo o estado.
"Se não for uma Cross regional, ela não vai olhar para lugar nenhum. Precisa ser regional para que possamos saber dos meandros de cada região, como a RMC, por exemplo. É aqui que opera, é aqui que podemos pactuar e contratar. Porque há necessidade de fazer aqui cogestão, para ter transparência no que será ofertado pelos hospitais, da especialidade dos AMEs e dos municípios", justificou o médico.
O secretário de Saúde de Hortolândia chamou a atenção para a necessidade de reestruturação do SUS e cobrou maior participação do Governo de São Paulo. "O estado não participa com a gente desse financiamento tripartite [com estado e municípios]. A gente tem uma dificuldade enorme de conseguir qualquer recurso para custeio e até investimento nas ações do município. Nenhuma prefeitura vai ter capacidade de suportar todo o sistema de forma individual, sem dinheiro entrando", disse Denis Crupe.
Para o diretor-executivo da Deas (Diretoria Executiva da Área de Saúde), Oswaldo Grassiotto, o fator demográfico é um dos responsáveis pela situação da saúde pública na região. "A Região Metropolitana de Campinas teve um crescimento quase 50% maior, se comparado ao restante do estado. Ganhou 600 mil habitantes nos últimos 12 anos e 130 leitos aproximadamente. Deveria ser ao menos o dobro disso. Nós sabemos que nossa região precisa muito dessa ferramenta de regulação que dá racionalidade e economicidade a todo processo. Por isso, essa frente é muito bem-vinda e pode contar com apoio da Unicamp", afirmou Grassiotto.
Ao término do encontro, a deputada Ana Perugini avaliou como técnico e enriquecedor o debate e pediu a colaboração de todos para a melhoria da regulação de vagas no estado.
"É uma frente para tratar do Sistema Cross porque é um problema que tem levado muitas pessoas ao desespero. É suprapartidária, pois precisamos de muitas forças para resolver algo que é da humanidade, em especial a saúde na região de Campinas e no Estado de São Paulo. Eu acredito que nós vamos encontrar uma forma de fazer, melhorar o sistema e garantir equidade para todos os usuários do SUS", disse a coordenadora da frente.
A partir do lançamento, Ana se reunirá com integrantes da frente para elaboração de um plano de trabalho que incluirá a realização de diligências e audiências públicas no estado.
Notícias relacionadas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Deputada participa de seminário sobre paternidade responsável na Alesp
- Deputado participa das comemorações dos 199 anos de Tatuí
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações