Frente Parlamentar pela Igualdade Racial e em Defesa dos Povos Indígenas é relançada na Alesp
15/06/2023 17:16 | Frentes Parlamentares | João Pedro Barreto, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Fotos: Larissa Navarro









A Frente Parlamentar para a Promoção da Igualdade Racial e em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais foi lançada, na noite desta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O grupo suprapartidário funciona com estes focos desde a 17ª Legislatura na Casa e, nesta, será presidido pela Bancada Feminista (PSOL), com atuação de destaque da codeputada Simone Nascimento.
O colegiado pretende compreender como as desigualdades de raça e renda afetam o acesso da população negra a direitos básicos, assim como defender comunidades tradicionais do Estado. "A gente entende que a luta antirracista passa pela defesa das comunidades tradicionais, como quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, além dos povos indígenas e da população negra. Então, estamos aqui para ser um ponto de apoio na articulação de políticas públicas e na defesa dessas comunidades", explicou Simone.
Com mote de 'aquilombar e aldear' a Assembleia, o evento contou com a presença de diversas entidades do movimento negro e quilombola, moradores da Terra Indígena Jaraguá, além de vários parlamentares.
Comunidades tradicionais e população negra
Os grupos que participarão das discussões da Frente Parlamentar estiveram presentes no lançamento e puderam falar sobre suas angústias e demandas. Márcio Vera Mirim Rodrigues, representante do povo Guarani que vive no Território Indígena do Jaraguá, agradeceu a preocupação dos parlamentares, mas ressaltou que o mínimo que devem fazer é lutar pelos povos originários do Estado.
"Nós, Guaranis, queremos apenas harmonia. Não queremos dinheiro, fazenda, terra para riqueza, queremos apenas para a nossa geração. Eu estou aqui representando nesse momento, mas quem vai levar os frutos dessa briga que estamos tendo é a minha geração", disse Márcio.
Do mesmo modo, Regina Lucia Santos, coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado (MNU), falou sobre a felicidade de estar presente na Alesp no relançamento da frente parlamentar, após décadas de luta do movimento na Casa. Ela disse, ainda, que o grupo sempre esteve presente na Assembleia, porque ela deveria ser um espaço de criação de possibilidades para os povos negro, indígena e tradicionais.
"A gente vai seguir, por muitos anos, forçando essa Casa a caminhar pela defesa de nossa vida e pelo nosso direito à felicidade. Eu não quero vir nessa Casa chorar a morte da nossa juventude. Eu quero vir comemorar todas as possibilidades que o povo negro ofereceu para esse país, o qual nunca honrou a contribuição que nós demos", afirmou Regina, emocionada.
Mandatos participantes
A ideia da frente é unir todos os parlamentares negros da oposição para a formação de uma 'Bancada Negra' na Alesp. Os deputados e deputadas que irão participar dos trabalhos, além da Bancada Feminista, são Leci Brandão (PCdoB) e Monica Seixas do Movimento Pretas (PSOL), que serão as vice-presidentes; Ediane Maria (PSOL); além dos parlamentares do PT Thainara Faria; Teonilio Barba; Luiz Claudio Marcolino; e Reis.
Ao lado de duas codeputadas, Ana Laura e Rose Soares, Monica Seixas relatou os problemas com educação, moradia e saúde, pelos quais pessoas pretas e indígenas do Estado ainda passam todos os dias. Ela ainda contou as dificuldades que enfrentou em seu primeiro mandato, quando chegou a pensar em renúncia, mas recuou quando Leci Brandão e Erica Malunguinho a aconselharam a resistir.
"Ter aqui um mandato coletivo e vários outros parlamentares negros vai nos permitir sonhar, construir coisas boas. Mas nós estamos em guerra, estão negociando, ainda, nossa existência e, por isso, a gente grita e luta todos os dias", disse a deputada, que enfatizou a luta por moradias, terras e demarcações como política mais urgente para combater o racismo.
Homenagens e manifestações culturais
Além dos discursos, algumas homenagens e apresentações culturais aconteceram durante o encontro. A história da Frente Parlamentar para a Promoção da Igualdade Racial e em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais foi relembrada no início do evento. De início, Simone Nascimento e o público saudaram o ex-deputado José Cândido, criador do grupo na 16ª Legislatura, quando ainda se chamava apenas "Frente Parlamentar da Promoção da Igualdade Racial".
Na sequência, foi realizada uma homenagem a Leci Brandão e sua história de vida, líder do colegiado nas últimas duas legislaturas. A intenção, segundo a nova presidência, é lembrar que os primeiros passos da luta antirracista na Alesp vêm de longe. De licença por conta de uma cirurgia, Leci foi representada por sua assessora Rozina Conceição, que agradeceu o reconhecimento da parlamentar. Segundo ela, a sambista "rompeu barreiras e abriu caminhos para os novos, pretos e pretas, que estão chegando no espaço institucional".
O encontro contou, também, com apresentações de música e dança realizadas pelos Guardiões Amba Vera, Guaranis do T.I. Jaraguá, e do grupo Ilú Obá De Min, instituição de arte, educação e cultura afro-brasileira.
Notícias relacionadas
- Saúde, Segurança, Representatividade e mais: relembre Frentes Parlamentares da 20º Legislatura
- Frente da Alesp vai trabalhar para combater vulnerabilidade em municípios paulistas
- Estado como indutor do desenvolvimento e apoio técnico a municípios são desafios de frente da Alesp
- Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas é lançada na Alesp
- Frente da Alesp quer aproximar ecossistema tecnológico do mercado de trabalho paulista
- Frentes Parlamentares da área da Saúde são criadas na Alesp
- Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa é lançada na Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações