Alesp recebe exposição da série "A arte imita a vida"

A mostra de Marita Aguilar está disponível para visitas gratuitas na Assembleia entre os dias 5 e 16 de junho, das 8 às 20h
06/06/2023 16:18 | Exposição Alesp | Gustavo Oreb Martins - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

A arte imita a vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302759.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A arte imita a vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302760.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A arte imita a vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302761.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A arte imita a vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302762.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A arte imita a vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, a partir desta segunda (5), até o dia 16 de junho, a exposição "A arte imita a vida", da artista plástica Marita Aguilar Dias de Brito. Sob solicitação do deputado Vinicius Camarinha (PSDB), a mostra encontra-se no Espaço V Centenário do Parlamento Paulista, com acesso gratuito ao público.

Com a exibição de 25 pinturas de técnicas e estilos diversos, Marita busca fazer uma analogia entre a arte e a sociedade em sua exposição. Para ela, cada tipo de obra representa as "tribos" sociais, com diferentes culturas, preferências e estilos, que, juntas, complementam-se. "Cada indivíduo possui uma visão de mundo distinta, que forma a vida, que imita a arte e vice-versa", descreve a autora.

Outro tema retratado na série é a falta de rotina do artista. A arte está em constante mudança, ela amadurece, modificam-se as tendências e as fases, mas o conjunto cultural se sobressai.

Traduzindo essa questão, Marita diz trabalhar "com aquarela, nanquim e tinta acrílica, por vezes com um estilo mais abstrato ou figurativo". Segundo ela, os trabalhos reunidos desde o período da pandemia até hoje, para essa exposição, possuem características totalmente distintas, apesar da mesma autoria.

alesp