Frente Parlamentar prevê união de instituições no avanço da inovação com inclusão social no Estado
31/05/2023 16:30 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Luiz Cláudio Marcolino

No próximo dia 1° de junho, às 10 horas, será lançada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e sua integração com o Mercado de Trabalho. O colegiado é uma iniciativa do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) que tem como objetivo constituir uma frente ampla para aprofundar as políticas públicas do setor de inovação e tecnologia no Estado, com representantes do Legislativo Estadual, do poder Executivo, trabalhadores, empresários, de instituições de ensino e pesquisa.
A proposta é contribuir e definir novas diretrizes e ações de incentivo que favoreçam a inclusão, de maneira efetiva, dos cidadãos paulistas no processo de inovação no Estado de São Paulo. "É fundamental que o desenvolvimento desse setor tenha estratégias por meio de políticas públicas para proporcionar oportunidades de emprego para pessoas de baixa renda, para que os avanços tecnológicos também signifiquem avanços sociais e de qualidade de vida, com inclusão social e redução da pobreza", afirmou o deputado Luiz Claudio Marcolino.
São muitos os desafios para os participantes da Frente que pode ser formada por legisladores, trabalhadores e seus representantes, como sindicatos, associações, pesquisadores, cientistas, educadores, empresários e diversos integrantes da sociedade civil. Todos podem contribuir com a elaboração ou o aprimoramento de políticas públicas.
Poderão ser avaliados nas discussões da frente, a importância da formação qualificada em tecnologia e inovação com ampliação do acesso a essas capacitações, a regulação da Inteligência Artificial (IA) com a ética na tomada de decisões automatizadas, o impacto da transformação digital nas empresas e na tecnologia brasileira; segurança cibernética na proteção de dados pessoais em ambientes digitais.
Para o deputado Marcolino, também devem ser temas de debates a promoção da inclusão digital e o acesso à internet como direito básico, cooperação internacional para inovação tecnológica do país, adoção de tecnologias limpas e sustentáveis nos processos produtivos e de consumo e o foco na modernização do setor público para melhoria dos serviços prestados à população. A frente pode contribuir com o Estado de São Paulo que passa por grandes desafios para revitalizar e modernizar suas indústrias, reduzir a desindustrialização e que também necessita de investimentos tecnológicos na educação, saúde, finanças, turismo, habitação, geração de emprego e combate à pobreza.
Ampliar o acesso é permitir maior inclusão
A propositura da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação e sua Integração com o Mercado de Trabalho prevê a união de instituições para avançar na inovação com inclusão social no Estado.
Para o deputado Marcolino a intenção é quebrar o paradigma de que para estar inserido na área de inovação é necessário ser um desenvolvedor ou programador de sistemas informatizados. "Queremos facilitar os acessos físicos dentro da estrutura pública à escuta sobre o processo e o financiamento acerca da inovação que hoje estão muito centralizados nos hubs de inovação privados ou nas universidades, que mesmo públicas, continuam restritas aos alunos e intelectuais", pondera.
Outra sugestão do deputado Marcolino passa por ampliar a divulgação dos editais dos órgãos públicos de financiamento à pesquisa, dos meios de comunicação oficiais para meios de comunicação populares tanto no acesso quanto à linguagem.
Expectativas para o desenvolvimento dos trabalhos da Frente
Após sua instalação, o plano de trabalho prevê reuniões presenciais regulares na Alesp, no Interior e nas Regiões Metropolitanas do estado de São Paulo, além de reuniões regulares on-line com os atores ou seus representantes.
Às universidades será proposto mapearem os estudos sobre o setor tecnológico no estado. A Frente se propõe a organizar arenas de inovação envolvendo empresas e ecossistemas de inovação (universidades, parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, startups) e poder público organizados na Capital, na periferia e no Interior do estado sobre os desafios tecnológicos propostos por nos diferentes mercados (indústria, comércio, serviços, agronegócio).
Também vai promover Hackthons com a população, especialmente jovem, da periferia com o objetivo de impulsionar soluções inovadoras para desafios colocados a partir da realidade social desses locais em áreas como habitação, mobilidade, educação, saúde e empregabilidade.
Notícias relacionadas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações