Com o mote bíblico 'nós somos um', Frente Parlamentar Evangélica é criada na Alesp

Lideranças políticas e religiosas comemoraram a representatividade do meio evangélico por meio de grupos suprapartidários nas casas legislativas
18/05/2023 19:05 | Parlamento | Claus Oliveira - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Frente foi lançada oficialmente nesta quinta 18<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente foi lançada oficialmente nesta quinta 18<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301202.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente foi lançada oficialmente nesta quinta 18<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301203.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente foi lançada oficialmente nesta quinta 18<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301204.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente foi lançada oficialmente nesta quinta 18<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301205.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente foi lançada oficialmente nesta quinta 18<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301206.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente foi lançada oficialmente nesta quinta 18<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente foi lançada oficialmente nesta quinta 18<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301209.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente foi lançada oficialmente nesta quinta 18<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301210.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente foi lançada oficialmente nesta quinta 18<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301213.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Subscrita por 30 deputados estaduais (21 membros e nove apoiadores), a Frente Parlamentar da Evangélica da Alesp, lançada oficialmente nessa quinta-feira (18), pregou a coragem para cumprir o objetivo regimental do grupo suprapartidário: defender os princípios cristãos. Agregadora de quase dez partidos, a Frente recorreu ao versículo "para que seja um, como nós somos um" (João 17:22), para endossar a unidade dos parlamentares que são originários de diferentes denominações religiosas.

"O símbolo dessa Frente é justamente a Palavra de Deus, em que nós estamos fundamentados. O que nos une são os princípios e o valores estabelecidos nesta Palavra", frisou o deputado coordenador da Frente, Carlos Cezar (PL), que também é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular em Sorocaba. "E fundamental termos pessoas que defendem sua fé em todos os parlamentos", acrescentou.

A postura de atrelar as decisões políticas ao direcionamento divino foi referendada por outros membros da Frente. "Não é fácil fazer parte do Parlamento e defendermos princípios que estão embasados na Palavra de Deus. Tenho certeza, permita-me espiritualizar, Deus é conosco e nos direcionará", comentou Oseias de Madureira (PSD). "Esses valores precisam ser defendidos e preservados na sociedade", complementou a deputada Fabiana Barroso (PL).

Altair Moraes (Republicanos), vice-coordenador da Frente, endossou o caráter combativo da Frente, exemplificando o debate em torno da intolerância religiosa e do uso da linguagem neutra - a que suprime a identificação do gênero no discurso. "Não dá para baixar a cabeça para as ideologias. Temos que fincar a bandeira do Evangelho e mostrar para que estamos neste lugar", declarou.

Diversas lideranças evangélicas com atuação na vida pública participaram do lançamento da Frente na Alesp, a exemplo do deputado federal Jefferson Campos (PL/SP) - articulador da primeira frente evangélica brasileira no Congresso Nacional em 2003 - o ex-senador por Tocantins, Guaracy Silveira, e o vereador de Hortolândia, Paulo Pereira Filho, Paulão (PL). O trio salientou a importância da representatividade do meio evangélico nas casas legislativas de todos os entes federativos.

Pastores e missionários

Pastores e missionários de várias denominações cristãs do Estado de São Paulo manifestaram concordância com a existência dos grupos suprapartidários de viés evangélico. "A igreja, de modo geral, visa ao bem comum, ao bem de todos, independentemente de ser evangélico ou não. A Frente é muito importante para que ela [igreja] possa ter de fato uma voz ativa e legal nas casas onde as leis são feitas", disse o pastor de Lorena, Ademir Pereira.

O reverendo Antônio Carlos Stefan, Pastor Toninho, destacou que a igreja cristã tem que "saber se levantar como Davi, se posicionar" e "não se acovardar" perante os desafios políticos e sociais. A missionária Dionízia Luvizotto exortou os parlamentares paulistas a praticarem os princípios cristãos. "Oração tem ação, é orar até conseguir", exortou a religiosa.

alesp