Visita de cônsul norte-americano à Alesp tem conversa sobre sustentabilidade e combate às drogas

O diplomata Jonathan Austin foi recebido pelo presidente da Assembleia, André do Prado, e outros parlamentares
11/05/2023 16:32 | Relações Internacionais | Claus Oliveira - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Visita do Cônsul EUA<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita do Cônsul EUA<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita do Cônsul EUA<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300590.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita do Cônsul EUA<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300591.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado (PL), definiu como produtiva a visita do cônsul-geral adjunto, Jonathan Austin, à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (11). O diplomata norte-americano, que também chefia a Seção de Economia e Política do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, anotou demandas de oito parlamentares paulistas, quase todos da Comissão de Relações Internacionais (CRI) da Alesp, como o deputado Maurici (PT) - que preside o colegiado.

Segundo André do Prado, diversos temas de interesse recíproco foram discutidos com Austin, a exemplo do crescimento econômico sustentável e da atratividade de negócios. "São Paulo tem um potencial muito grande para investimentos, seja na indústria, no turismo, no agronegócio", destacou. O chefe do Parlamento paulista manifestou a disposição da Mesa em fomentar a cooperação internacional. "Ele [o cônsul] trouxe os acordos bilaterais que precisam ser assinados junto ao Governo do Estado. Vamos ajudar nessa intermediação", afirmou André.

Na vertente dos temas ambientais, o presidente da Alesp repercutiu com o chefe da seção consular a intenção do Governo Paulista de renovar um memorando de entendimento firmado com a Embaixada Americana em 2020. Recentemente, o governador Tarciso de Freitas (Republicanos) sinalizou, inclusive, que vai incluir o tema sustentabilidade no acordo que já contempla áreas como educação, saúde, ciência, tecnologia e segurança pública.

"Falamos também de sustentabilidade, que é o equilíbrio da sociedade. Temos que cuidar do nosso clima, ter mais energias limpas, deixar de emitir gás carbônico no meio ambiente. Tenho certeza de que o secretário da pasta responsável está estudando para poder assinar rapidamente esse acordo", acredita.

Na área de direitos humanos, o intercâmbio de informações girou em torno do combate às drogas em São Paulo. "Discutimos a preocupação com a cracolândia e com o aumento do consumo [de drogas] no Estado. Uma troca de experiência muito rica para saber de que forma estão combatendo isso nos Estados Unidos", frisou. "A Alesp vai estreitar a relação dos diplomatas americanos com a nossa Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana", complementou André do Prado.

Sabesp e trem intercidades

De acordo com o deputado Gil Diniz (PL), que é vice-presidente da CRI, empresas americanas estão interessadas na agenda de privatizações do Estado paulista. "Colocamos a questão da Sabesp e dos trens intercidades. Os americanos têm muito interesse nessa parceria. Já existe capital americano na Sabesp, provavelmente querem investir ainda mais", declarou Diniz explicando ao cônsul que o aumento da participação privada na gestão da Sabesp está na fase de estudos.

Os outros deputados presentes na recepção ao chefe da Seção de Economia e Política do Consulado Americano foram Barros Munhoz (PSDB), Rui Alves (Republicanos), Paulo Fiorilo (PT), Mauro Bragato (PSDB), Thiago Auricchio (PL) e Dr. Elton (PSC).

alesp