Presidente do Palmeiras e empresária de destaque, Leila Pereira recebe homenagem na Alesp

Única mulher presidente de um clube na elite do futebol brasileiro, a homenageada recebeu o colar de Honra ao Mérito Legislativo; inciativa partiu do deputado Luiz Fernando
06/05/2023 17:23 | Esporte | Fábio Gallacci - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Homenagem a Leila Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300079.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a Leila Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300080.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Luiz Fernando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300081.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Silvia Grecco e o filho Nickollas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300082.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A empresária e presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, Leila Pereira, recebeu nesta sexta-feira (5) o colar de Honra ao Mérito Legislativo em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A homenagem foi proposta pelo deputado Luiz Fernando (PT) e lotou o espaço com autoridades dos mais diversos setores.

Primeira mulher no cargo máximo da história centenária do Alviverde, Leila também é a única representante do sexo feminino entre os presidentes das 40 agremiações da Séries A e B do futebol nacional. Empresária com atuação em diversos setores, ela comanda um dos principais clubes do País e tem obtido sucesso dentro e fora dos gramados.

Seu trabalho, competência e influência ganham destaque, inclusive, na política. Esta semana, Leila foi oficialmente empossada como integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o chamado Conselhão, com 246 integrantes, criado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Na Alesp, ela agradeceu a homenagem e fez questão de ressaltar que os principais agraciados da noite eram, na verdade, o Palmeiras e todas as pessoas que tornam o clube um exemplo de trabalho competente, moderno e sólido.

"É uma noite muito especial pra mim e para todos os nossos profissionais. Isso só vem ratificar o trabalho sério e transparente que nós temos desempenhado no Palmeiras. E nós queremos que não só ele seja um diferencial no futebol brasileiro, mas que o seu exemplo também sirva para os outros clubes e, assim, consigamos melhorar o futebol como um todo", afirmou Leila.

Protagonismo feminino

A homenageada também tratou do protagonismo feminino em meio a um ambiente ainda considerado muito machista. "É uma honra muito grande para todas nós mulheres essa representatividade. Uma presidente mulher, comandando um time gigante, o maior campeão do Brasil, e desempenhando o seu papel de forma muito competente. Todas nós podemos. Contudo, independentemente da questão de gênero, defendemos a bandeira das pessoas que sabem o que querem", comentou Leila.

Parceria pelo Esporte

A presidente do Palmeiras ainda deixou claro que está à disposição dos parlamentares da Alesp para contribuir com projetos que desenvolvam as atividades esportivas no Estado. "Que o trabalho que estamos desempenhando no clube sirva de luz para que os deputados pensem nos esportes. No que eu puder colaborar com a experiência que tenho no Palmeiras, a Alesp pode contar conosco", garantiu.

Quebra de paradigmas

Para o deputado Luiz Fernando, a presidente do Alviverde é um exemplo do dinamismo feminino e mereceu esse reconhecimento da Casa. "A Leila quebra uma série de paradigmas. Ela transformou a gestão de um clube. Hoje, o Palmeiras revela jogadores, ganha dinheiro e títulos. Ela é uma mulher empresária à frente de grandes corporações. Então, fica o recado de que o lugar da mulher é onde ela quiser. Elas têm uma eficiência sem igual", afirmou. "Também defendo sempre uma maior participação delas na política. O sucesso da Leila é a comprovação para todas as mulheres de que elas podem dar um passo adiante", acrescentou Luiz Fernando.

Ainda de acordo com o parlamentar, aproximar uma instituição como o Palmeiras do Legislaivo paulista é algo positivo. "Sem dúvida, essa aproximação pode render frutos de mais projetos na área do Esporte. Essa Casa precisa estar mais aberta a ouvir as pessoas que deram certo. O presidente da República chamou a Leila para fazer parte do Conselho e a Alesp deveria ter a sua participação aqui conosco mais vezes", concluiu.

Nickollas na Casa pela primeira vez

Mundialmente famosa após ser vista narrando todos os lances de várias partidas do Palmeiras para o seu filho Nickollas, que é deficiente visual e autista, a torcedora Silvia Grecco - que hoje é secretaria da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo - também esteve presente na homenagem a Leila Pereira. Em 2019, os dois ganharam o Fifa Fan Award por essa linda história de amor ao seu time.

"Nunca é só futebol. Além de a Leila merecer essa homenagem pelo seu trabalho, o fato dela ser mulher me deixa ainda mais orgulhosa. Fico feliz em saber também que os laços dela foram estreitados com a Assembleia", comentou Silvia com, lógico, Nickollas ao lado.

Foi a primeira vez que ele visitou a Alesp e, como sempre na vida de mãe e filho, Silvia descreveu cada detalhe do local para o menino palmeirense. "Além de descrever todo o ambiente e o trabalho dos deputados, também disse pra ele sobre toda a preocupação que a Casa tem com as pessoas com deficiência. É algo muito bom de participar", agradeceu a torcedora.

alesp