Deputada tenta acordo para levar Maria Fumaça para Franca

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
27/04/2023 16:38 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Delegada Graciela

Compartilhar:

Deputada Delegada Graciela <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg299539.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Delegada Graciela <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg299540.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A novela envolvendo o retorno da Maria Fumaça para Franca ganhou novo capítulo e poderá ter um final feliz. Mesmo havendo uma disputa judicial pela posse, um acordo amigável está sendo costurado para que a locomotiva esteja de volta em 2024 quando a cidade vai comemorar seu bicentenário.

Por solicitação do vereador Ilton Ferreira, a deputada Delegada Graciela agendou audiência com o prefeito de Campinas, Dário Saadi e com representantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural. O procurador da Prefeitura de Franca, Eduardo Campanaro, também participou.

"Fomos a Campinas tentar uma solução amigável para o retorno da Maria Fumaça para Franca. Há uma ação judicial para decidir sobre a posse, mas o prefeito Dario Saadi, meu conterrâneo de Pedregulho, se colocou à disposição para conversar com o pessoal da Associação e ver o que pode ser feito", disse a deputada Graciela.

O prefeito de Campinas entendeu que seria um marco para Franca, e para toda a região da Alta Mogiana, a Maria Fumaça retornar e ficar exposta na Estação Mogiana de Franca no aniversário de 200 anos da cidade a ser comemorado no ano que vem. "O retorno da Maria Fumaça, caso se concretize, será um resgate importante da nossa história e da nossa cultura", finalizou a deputada Delegada Graciela.

O vereador Ilton aprovou um requerimento na Câmara pedindo informações sobre o paradeiro da locomotiva e cobrando o seu retorno para Franca. "A Maria Fumaça é nossa. Ela tem que estar em nossa cidade".

Patrimônio histórico de Franca, a máquina está encostada há décadas em um galpão na antiga estação ferroviária "Carlos Gomes" em Campinas. Está sob guarda da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).


alesp