Deputado protocola Moção de Aplauso às professoras que salvaram vidas em atentado a escola em SP

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
28/03/2023 14:35 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Lucas Bove

Compartilhar:

Deputado Lucas Bove<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297402.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Lucas Bove (PL) protocolou, nesta segunda-feira (27/03), "Moção de Aplauso" às professoras Cintia e Sandra, que, "em atitude heroica, imobilizaram o adolescente que realizou um ataque com uso de uma faca na Escola Estadual Thomazia Montoro, impedindo que o aluno fizesse mais vítimas". O fato ocorreu no bairro Vila Sonia, zona oeste de São Paulo, com grande repercussão em todo o país.

Quatro professores e dois alunos foram feridos e encaminhados a hospitais da região. Infelizmente, a professora Elisabete Tenreiro, 71, vítima do ataque, faleceu. Na Moção, o deputado manifesta seus sentimentos de solidariedade à família e amigos da professora Elisabete e às demais vítimas. O Governo de São Paulo decretou luto oficial de três dias pela morte da docente, que lecionava Ciências desde o início deste ano.

Na ocasião, como enfatiza o deputado Lucas Bove, as duas professoras agiram de forma rápida, e com grande habilidade, impedindo que a tragédia fosse ainda maior. As imagens obtidas, através de câmeras da escola, mostram a atitude da professora Cintia, de Educação Física, imobilizando o aluno por trás, com suas mãos no pescoço. Em seguida, a segunda professora, de nome Sandra, aproveita para tirar a faca das mãos do adolescente.

O triste e lamentável episódio também ganhou relevância com o posicionamento de várias autoridades. Na Assembleia Legislativa, deputados estaduais se manifestaram em plenário, acompanhando o teor da Moção de Aplauso do deputado Lucas Bove. O secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, exaltou a atitude: "Vale ressaltar o ato heroico da professora Cintia, de Educação Física. Foi ela quem imobilizou o agressor, ela que fez com que a faca fosse retirada dele. Não fosse essa ação heroica dela, certamente a tragédia teria sido muito maior".


alesp