Autoridades e convidados repercutem posse da 20ª legislatura da Alesp

Integração entre os Poderes foi o principal tema abordado pelos presentes na cerimônia realizada nesta quarta, 15
16/03/2023 15:56 | 20ª legislatura | Matheus Batista - Foto: Agência Alesp

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296779.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tarcísio de Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296780.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretários e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296783.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Banda da Polícia Militar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares eleitos para a 20ª legislatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296781.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo chegou, nesta quarta-feira (15), à sua 20ª legislatura, com a posse dos 94 parlamentares eleitos e a eleição da nova Mesa Diretora que conduzirá o Parlamento paulista pelos próximos dois anos.

Parlamentares, convidados especiais, autoridades e chefes de Executivos se reuniram no Plenário Juscelino Kubitschek do Palácio 9 de Julho para prestigiar este novo início de ano Legislativo na Assembleia paulista. Entre os presentes, o tema da legislatura que teve início nesta quarta foi unânime: integração entre Poderes.

Para o governador o Tarcísio de Freitas, que acompanhou a cerimônia de posse e entregou, ao ex-presidente do Legislativo, deputado Carlão Pignatari (PSDB), a mensagem sobre a situação do Estado, o diálogo será a principal ferramenta para a construção de novas políticas.

"São muitos os desafios e eu tenho certeza que esta Casa será instrumento para a conquista e para a construção de uma política pública de qualidade. Esperem do governo do Estado uma postura de diálogo. Estaremos sempre preocupados em promover o desenvolvimento e a dignidade das pessoas. Creio na qualidade dos parlamentares empossados e entendemos que governo e Assembleia Legislativa caminharão juntos e promoverão políticas públicas juntos", disse o governador.

O deputado Carlão Pignatari, que deixou a presidência da Alesp após dois anos, celebrou o início de mais um mandato. "Hoje é um dia muito importante. Me sinto honrado em estar assumindo mais uma vez o mandato de deputado estadual e continuar lutando pelo interior paulista".

A sessão desta quarta-feira contou com a presença de diversos representantes de legislativos nacionais eleitos por São Paulo. Entre eles, o senador Marcos Pontes, que reforçou a necessidade da parceria entre agentes públicos. "É necessário que usemos o conhecimento de cada um dos deputados, para que com a união de todos tenhamos um Estado melhor. O trabalho lá no Senado, junto com o trabalho desempenhado pela Assembleia Legislativa e o governo do Estado, vai se traduzir em melhorias para São Paulo", afirmou.

Já o deputado federal Ricardo Salles, que também acompanhou a posse, falou sobre a expectativa que tem da nova legislatura estadual. "Esperamos que nesse novo período aqui na Assembleia projetos importantes sejam aprovados e que temas relevantes sejam levantados. A expectativa é de que os deputados estaduais, independentemente do partido que representam, estejam na defesa do povo paulista".

O evento teve a participação também de secretários de Estado. O secretário de Segurança de Segurança Pública, Guilherme Derrite prestigiou o evento e falou sobre como a pasta espera que seja o trabalho em parceria com o Parlamento. "Temos a expectativa que haja uma integração entre Legislativo e Executivo. Nosso trabalho será de ouvir os deputados estaduais, que são os legítimos representantes do povo, trazendo as demandas regionais de cada cidade", afirmou.

Além dos citados, a cerimônia contou com a presença do defensor público-geral do Estado de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino; do presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Sidney Beraldo; do procurador-geral de Justiça de São Paulo; Mario Luiz Sarrubbo e da procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Maria Coimbra.

Além do governador e do vice-governador do Estado, Felicio Ramuth, o Executivo estadual também esteve representado com a presença do secretário de Justiça, Fábio Prieto; do secretário da Casa Civil, Arthur Lima; do secretário de Governo, Gilberto Kassab; do secretário de Agricultura e Abastecimento, Antônio Junqueira; do secretário de Educação, Renato Feder; da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende; da secretária de Esportes, Coronel Helena Reis; do secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Branco; da secretária de Políticas para as Mulheres, Sonaira Fernandes; do secretário de Parceria em Investimentos, Rafael Benini; do secretário de Pessoas com Deficiência, Marcos da Costa e do secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz.

alesp