Alesp firma acordo com Instituto de Pesquisas Tecnológicas para cursos a servidores e à população
08/03/2023 14:15 | Assinatura Termo de Cooperação - IPT | Fabio Gallacci - Foto: Bruna Sampaio















Ampliar conhecimentos, qualificar os servidores públicos em seus setores de atuação e oferecer formação pública, política e cidadã à população. Com esses objetivos, foi firmado na manhã desta quarta-feira (8) um acordo de cooperação entre a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
A parceria ocorre por intermédio do Instituto Legislativo Paulista (ILP), instituição ligada à Alesp e que há 22 anos desenvolve ações educativas, envolvendo capacitação e formação de servidores e agentes públicos, além de cursos abertos a toda a comunidade.
O acordo
A assinatura do documento formalizou uma parceria que possibilitará a realização de cursos e eventos de capacitação em diversas áreas no campo das políticas públicas. A agenda contou com a presença do presidente da Alesp, o deputado Carlão Pignatari (PSDB); do primeiro secretário, Luiz Fernando Ferreira (PT); e de representantes do IPT e do ILP.
O IPT
O Instituto com o qual a Alesp firmou parceria tem uma história de destaque. Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, a instituição existe há 123 anos e realiza ações voltadas ao desenvolvimento estadual e do país. O IPT também tem contribuído com o Poder Legislativo.
Além de consultorias pontuais, atendendo a pedidos dos deputados e deputadas na elaboração de seus projetos de lei, participa, mensalmente, com um espaço na TV Rede Alesp. São programas com temas tecnológicos, que podem ser facilmente assimilados e aplicados pelo público em geral. Neste mês de março, por exemplo, a temática é o uso e reaproveitamento de podas e material orgânico nas cidades para a geração de energia limpa e materiais reciclados.
"Somos um braço tecnológico para que a Assembleia desenvolva projetos em benefício da sociedade. Nossa intenção é contribuir com uma informação consistente para que os parlamentares possam qualificar suas propostas", afirma Adriano Marim de Oliveira, diretor-executivo do IPT.
Liedi Bernucci, presidente do IPT, lembrou que o trabalho do grupo tem como foco diversas frentes. "Temos notoriedade em várias áreas do conhecimento e uma atuação importante junto à sociedade, indústria, setores comerciais e todos aqueles que geram riqueza. Temos apoiado, por exemplo, todo o trabalho que vem sendo feito no Litoral Norte", apontou, fazendo menção à tragédia provocada recentemente por um deslizamento de terra na Barra do Sahy
Essa contribuição centenária em prol de São Paulo e do Brasil também foi lembrada pela diretora presidente do ILP, Karina do Carmo. "O IPT já esteve muitas vezes aqui na sede da Assembleia ao lado dos parlamentares, colaborando para a elaboração de leis, já que possui um conhecimento muito abrangente e atuante. Essa parceria vem para fomentar ainda mais a capacitação dos servidores, parlamentares e sociedade civil. Todos temos a ganhar com isso", comentou Karina.
Ampliação
O presidente Carlão Pignatari ressaltou que a parceria servirá para ampliar o envolvimento e o domínio da Alesp em relação a vários temas, o que irá contribuir para a discussão e elaboração de propostas. "A capacidade de conhecimento que o IPT tem é valiosa demais para ficar guardada apenas com eles. Quanto mais seus integrantes conseguirem passar isso para as pessoas, melhor será a nossa vida", afirmou.
"A Assembleia Legislativa dá um passo extremamente importante em busca da modernização e especialização do serviço público. O objetivo é que, juntamente com o Instituto Legislativo Paulista, continuem acontecendo cursos de formação, reciclagem e especialização. Para o Estado de São Paulo e para o povo paulista, este é um passo muito importante para que os agentes públicos consigam criar políticas que possam atender melhor a todos", disse o primeiro secretário, Ferreira.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações