8 de março: dia internacional da mulher!

A data celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos
02/03/2023 18:14 | Comemoração e conscientização

Compartilhar:

Feliz dia das mulheres!<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-03-2023/fg295997.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia das mulheres!<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-03-2023/fg296096.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A ONU proclamou, em 1977, o dia 8 de março como o "Dia Internacional pelos Direitos da Mulher e a Paz Internacional". A primeira convocatória, no entanto, foi no ano de 1911, na Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça.

O Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, ou simplesmente Dia Internacional da Mulher, comemora a luta da mulher por sua participação na sociedade e em seu desenvolvimento integral como pessoa.

Durante a Revolução Francesa a mulher tomaria pela primeira vez, coletivamente, consciência de sua situação social. Marchando, junto aos homens, em direção a Versalhes, elas reivindicaram a igualdade social sob o lema "liberdade, igualdade, fraternidade".

Foram então levantados os primeiros pedidos formais de direitos políticos e cidadania para a mulher. A Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã copiava em boa medida a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 26 de agosto de 1789.

O Dia Internacional da Mulher adquiriu ao longo do século 20 uma dimensão global. O movimento internacional em defesa dos direitos da mulher é crescente e respaldado pela ONU, que celebrou quatro conferências mundiais sobre a mulher. Dessa forma, contribuiu para que a comemoração do Dia Internacional da Mulher seja um ponto de convergência das atividades coordenadas em favor dos direitos da mulher e de sua participação na vida política e econômica.



A Alesp parabeniza todas as mulheres - de todas etnias, credos, profissões, orientações sexuais, idade, opinião política e posição econômica - pelo seu dia! Que sua luta pelo direito de igualdade e respeito tenha, sempre, grande êxito!

alesp