Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp dá aval a 49 projetos de leis
01/03/2023 14:34 | Pl. D. Pedro I | Tom Oliveira - Foto: Marco A. Cardelino





A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deu aval, nesta quarta-feira (1º), a 49 projetos de leis, entre eles o que põe fim às cancelas nas praças de pedágio, o que permite a transferência direta de veículos de herdeiros para compradores e o que autoriza o governo paulista a criar a Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara. Cinco dos projetos são conclusivos e já se tornam lei. Os demais precisam tramitar em outras comissões, serem aprovados pelo Plenário e depois sancionados pelo governador para passar a valer.
O PLC 23/2021, de autoria do deputado Carlos Cezar (PL), pretende permitir que um herdeiro possa transferir um veículo de propriedade de pessoa falecida diretamente para um comprador. Atualmente, o herdeiro precisa transferir o bem para o nome dele e só depois vendê-lo, gerando o pagamento de duas taxas. "É um ônus desnecessário e um excesso de gasto para o cidadão", justificou o parlamentar na proposta.
O texto avalizado pela comissão prevê que, na hipótese de inventário judicial ou extrajudicial, a transferência de propriedade de veículo poderá ser efetuada diretamente ao terceiro indicado pelo inventariante.
Pedágios
A CCJR deu aval também à proposta que visa a proibição da instalação de cancelas nas praças de pedágio em rodovias paulistas que utilizam o sistema de cobrança automática. Segundo o deputado Edmir Chedid (União), autor do PL 283/2022, as cancelas impedem a fluidez no trânsito e "se mostram desnecessárias frente à tecnologia empregada hoje pelas empresas de cobrança automática."
A proposta retoma um tema já aprovado pela Alesp em 2015 e que foi concluído com a promulgação da Lei 16.768/2018. Contudo, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi julgada procedente e retirou a eficácia da medida.
Ainda de acordo com o deputado, o projeto torna facultativa a retirada das cancelas nas rodovias concedidas antes da entrada em vigor da lei, preservando os contratos vigentes, além de garantir um prazo considerável para que concessionárias se adequem à norma. "Uma vez aprovada, a proposta terá o prazo de um ano após a publicação da lei para entrar em vigor", argumenta.
Doença Rara
Foi avalizada também pela comissão a propositura que autoriza o governo estadual a instituir a Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara. O PL 254/2022 é uma iniciativa assinada pelos deputados Rafa Zimbaldi (Cidadania) e Márcio Nakashima (PDT) e prevê que a carteirinha contenha foto, número do RG e CPF, além do diagnóstico da doença seguido pelo código CID-10 (Cadastro Internacional de Doenças).
A ideia dos autores é que pessoas com doenças raras possam ter atendimento preferencial em repartições públicas e estabelecimentos privados, bem como o direito à matrícula em escola mais próxima à residência da família.
Educação
A criação de um programa de combate à intolerância religiosa nas escolas da rede pública também foi avalizada pela CCJR. O PL 615/2022 autoriza o governo estadual a incluir no currículo escolar essa iniciativa. "É dever da escola ensinar as crianças o respeito ao próximo e a tolerância religiosa", justifica a deputada Dra. Damaris Moura (PSDB), autora da proposta.
Também em relação à educação, foi aprovada a propositura que pretende garantir que irmãos que frequentam o mesmo ciclo escolar tenham reserva de vagas para estudarem na mesma escola. O PL 614/2022, do deputado Altair Moraes, cita ainda que a unidade de ensino deva ser próxima à casa da família dos estudantes. "A medida busca corrigir uma falha no sistema educacional e facilitar o acesso de crianças aos estabelecimentos de ensino", afirmou.
Utilidade pública
Cinco instituições no Estado de São Paulo receberam a aprovação conclusiva para que sejam declaradas como de utilidade pública. São elas: Associação Grupo Amigos Voluntários de Severínia; Comunidade Consoladora dos Aflitos de São José dos Campos; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jarinu, Associação Comercial e Empresarial de Socorro; e Associação Virgem de Guadalupe de São José dos Campos.
Com a aprovação, essas entidades podem firmar convênios com o Poder Público e garantir mais recursos para o desenvolvimento de seus trabalhos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações