Lei que dava ao governador o poder de aplicar impostos sem passar pela Alesp é revogada
08/02/2023 18:58 | Lei | Daiana Rodrigues - Foto: Agência Alesp
O governador Tarcísio de Freitas sancionou, nesta quarta-feira (8), a Lei 17.627/2023, que revoga o Artigo 22 da Lei nº 17.293/2020. O dispositivo dava ao chefe do Executivo do Estado de São Paulo o poder de alterar as alíquotas do ICMS sem o aval da Assembleia Legislativa.
A sanção ocorreu após a Alesp ter aprovado o Projeto de Lei nº 82/2021. De acordo com os autores da proposta, o objetivo é evitar o aumento nos tributos impostos pelo governador. A proposta foi assinada por 43 parlamentares da Casa de Leis.
"A propositura alcançará a sua finalidade ao restabelecer a justiça tributária aos setores agrícolas, industrial, produtivo, comércio e, principalmente, aos consumidores finais, deixando de onerar o cidadão de bem que paga seus impostos em dia", defende a justificativa do projeto.
O respeito constitucional ao poder de tributar também é outra parte da justificativa do Projeto de Lei 82/2021, que originou a lei. "O dispositivo viola o Artigo 150, inciso I, da Constituição Federal - princípio da legalidade tributária, que estabelece que a instituição ou majoração de tributo só poderá ser feita por meio de lei."
Além disso, o texto defende que "os ordenamentos jurídicos ocidentais, ao tratarem da questão tributária, impõem a necessidade de que suas casas legislativas tenham o poder de deliberação sobre a instituição ou majoração de um tributo".
Ainda de acordo com as defesas para a proposta, a aprovação e a sanção da Lei 17.627/2023 vêm para "conferir segurança jurídica e previsibilidade econômica, e em uma tentativa de promover a adequação dos benefícios ao retrato jurídico vigente".
Notícias relacionadas
- Sancionada, lei da Alesp garante direito à instalação de carregadores de carros elétricos em prédios
- Leis de SP ampliam inclusão de alunos com TEA e autorizam sepultamento de pets em jazigos familiares
- Aprovada na Alesp, extinção da Furp é sancionada pelo Executivo paulista
- Tratando de temas diversos, dez leis criadas na Alesp são sancionadas
- Leis que concedem títulos de interesse turístico a 70 cidades paulistas são sancionadas
- Novas leis criam programa contra vício em jogos e ampliam segurança em esportes radicais motorizados
- Audiência na Alesp debate 'Lei Anti-Oruam' e criminalização do funk
- Fatecs e benefícios a atletas e paratletas; veja os destaques da 122ª Sessão Ordinária da Alesp
- Debatida e aprovada na Alesp, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é sancionada pelo Executivo
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações