Ao "Estúdio Alesp", secretário de Educação afirma que privatização de escolas não é prioridade
26/01/2023 16:27 | Entrevista | Matheus Batista - Foto: Rodrigo Costa


O novo secretário estadual de Educação Renato Feder afirmou, em entrevista concedida ao Estúdio Alesp nesta quinta-feira (26), que a privatização de escolas públicas não é prioridade do governo do Estado.
Feder é ex-secretário de Educação do Paraná e implementou durante a gestão da pasta um programa que entrega para a iniciativa privada a administração de escolas estaduais. O secretário afirmou, no entanto, que não existe planejamento para implementar o programa em São Paulo. "Isto não é uma prioridade. Temos que buscar a qualidade da educação pública", disse.
Valorização dos docentes
À Rede Alesp, Renato Feder disse que a valorização dos professores estaduais será o principal objetivo à frente da secretaria de Educação paulista. "Acredito na formação de professor com professor, perto da realidade do aluno. Quando a secretaria faz isso, a formação é prática e a melhora é muito grande", afirmou.
Segundo o secretário, a secretaria possui um projeto de valorização da carreira de professores divido em duas principais áreas. A primeira seria a valorização "não monetária", que envolve a formação dos profissionais e o apoio extraclasse. "É papel da secretaria cuidar do professor, dar apoio psicológico e dar uma formação adequada", disse.
O segundo ponto da valorização que o secretário apresentou é a melhoria salarial, que, segundo ele, é uma vontade do governo do Estado. "Estamos estudando isso", afirmou.
Outros pontos
Além disso, Feder também falou sobre o modelo de gestão que a pasta deve seguir, focado em resultados, tecnologia e formação integral dos alunos. A secretaria planeja criar um material didático digital para ser usado em todas as salas de aulas. "Com o digital, o material fica interessante e fácil para o aluno aprender. Esse material digital unificado apoia muito a sala de aula, o professor e o aluno", disse.
Outro aspecto do modelo de gestão apresentado inclui o monitoramento individualizado da frequência escolar, para combater a evasão. "Se o diretor demora para ver que o aluno está faltando, o problema se agrava. A busca ativa é muito mais eficaz quando ela é preventiva e não reativa", afirmou.
Por fim, o novo secretário falou sobre a parceria que espera ter com a Assembleia Legislativa. Feder exaltou a aprovação da Lei Complementar 1.374/2022, que criou o novo Plano de Carreira dos Docentes, e da Lei Complementar 1.381/2022, que prorroga os contratos dos professores categoria O. Além disso, falou que espera ter a Alesp como um espaço para colher demandas de todo o Estado. "A Assembleia traz a regionalidade de São Paulo", disse.
Notícias relacionadas
- Deputados diplomados falam sobre suas prioridades no mandato
- Delegados defendem valorização de policiais, com aumento salarial e do cuidado com a saúde mental
- Com atuação da Alesp, São Paulo pode se tornar líder em geração de energia solar, diz especialista
- Dia Estadual de Lembrança do Holocausto: Sobrevivente fala da importância do combate à discriminação
- Projeto de lei contra violência à mulher é pauta do Estúdio Alesp
- Em entrevista ao "Estúdio Alesp", especialista fala sobre variante mais transmissível do coronavírus
- FuncionAL - Com vocês, Gaspar
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações