Defesa Civil do Estado indica ações para lidar com as fortes chuvas de verão
12/01/2023 18:24 | Governo | Por Matheus Batista - Foto: Carol Jacob

A Defesa Civil do Estado de São Paulo tem emitido alertas para as chuvas intensas que atingem a região sudeste do país desde dezembro do ano passado. Na última terça-feira, 11, o governo estadual anunciou a destinação de R$ 11 milhões em recursos para a recuperação dos 20 municípios paulistas mais afetados pelas chuvas.
Nesta quarta-feira (12), o Estúdio Alesp recebeu o primeiro-tenente da Polícia Militar e técnico da Defesa Civil do Estado, Matheus Roncatto, para falar sobre as ações do governo e informar a população sobre como lidar em situações de risco causadas por temporais.
Atualmente, a Defesa Civil trabalha na operação "Chuvas de Verão", que teve início no dia 1º de dezembro e vai até o dia 31 de março. A operação monitora a situação de todos os 645 municípios do Estado, destinando equipes para os mais afetados.
Dentre as orientações importantes para se evitar tragédias durante as chuvas, Roncatto reforçou a necessidade de se evitar áreas alagadas. "A maioria dos óbitos que tivemos durante a operação são ocorrências relacionadas a enxurradas. Para se ter uma ideia, somente 15 centímetros de água já é suficiente para arrastar uma pessoa", disse.
Outro ponto importante destacado durante a entrevista foi a questão dos deslizamentos de terra. A Defesa Civil alerta que esses eventos acontecem por falhas estruturais e que dão indícios de quando vão acontecer.
"Essas movimentações de solo são precedidas por alguns sinais, como por exemplo rachaduras nas paredes e muros, inclinação de postes e árvores. A recomendação é abandonar imediatamente o imóvel", afirmou o primeiro-tenente.
Já em situações de chuvas no trânsito, a recomendação é procurar lugares altos e, em situações extremas, o melhor a se fazer é abandonar o veículo e se abrigar em um lugar seguro. "Trace uma rota alternativa e de maneira nenhuma enfrente alagamentos", completou Roncatto.
Ações
Em 2022, a Defesa Civil realizou mais de 800 mapeamentos de risco em todo o Estado de São Paulo e capacitou cerca de 800 agentes municipais para o enfrentamento dos danos causados pelas chuvas. Além disso, a força-tarefa conta também com o aplicativo Alerta SP, que notifica os cidadãos sobre as áreas de riscos do Estado.
A população também pode receber esses alertas por mensagens, enviando um SMS com o CEP da sua residência para 40199.
O primeiro-tenente Matheus Roncatto afirmou ainda que o governo deve reforçar os investimentos para a prevenção de tragédias ao longo de 2023. "A gente continua com a nossa equipe trabalhando em obras recuperativas para apoiar os municípios, mas devemos também investir cada vez mais em obras para mitigar e minimizar os danos desses desastres".
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações