Projeto de lei que propõe vistoria periódica em prédios de escolas estaduais é aprovado na Alesp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
23/12/2022 10:38 | Atividade Parlamentar | Da assessoria deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dirceu Dalben  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg294499.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, na noite desta quarta-feira (21), o projeto de Lei 693/2021, de autoria do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania). A proposta torna obrigatória a vistoria periódica estrutural em prédios das escolas estaduais, e segue agora para sanção do governador.

"Muito feliz com a aprovação do nosso projeto e todo apoio recebido dos demais parlamentares. O objetivo da proposta que apresentamos é prevenir acidentes e contribuir com a segurança e saúde de alunos e colaboradores da rede estadual. Reforço que seguiremos trabalhando muito por uma educação de qualidade, com prédios bem estruturados para nossos alunos e valorização dos profissionais", destacou o deputado.

De acordo com o projeto, os prédios escolares deverão ser avaliados periodicamente por equipe técnica, até 120 dias do início de cada Gestão Estadual, a cada dois anos ou quando houver denúncia sobre irregularidades nas estruturas.

Profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura e Edificações, representantes da Defesa Civil, das secretarias estaduais de Educação e de Infraestrutura, e do Conselho Estadual de Educação vão compor a chamada Comissão Multidisciplinar de Infraestrutura Escolar. A equipe deverá avaliar as condições de infraestrutura física, ambiental e de acessibilidade das unidades escolares, emitindo laudos e recomendando as reformas a serem executadas, se houver necessidade.

"Temos muitas escolas cujas construções são antigas e estão mais suscetíveis às intempéries da natureza, assim como também é sempre necessária uma manutenção preventiva nos prédios mais novos. Com os apontamentos feitos por essa comissão multidisciplinar, a própria direção da escola poderá providenciar as adequações, sem burocracia, por meio do PDDE Paulista (Programa Dinheiro Direto na Escola), que também aprovamos na Alesp", explicou Dalben.

O projeto ainda prevê que a Comissão Multidisciplinar de Infraestrutura Escolar envie os relatórios das vistorias à Secretaria Estadual de Educação. "Além de garantir a integridade física de todos que acessam as escolas estaduais, o intuito do nosso projeto é também contribuir com a continuidade das atividades educacionais, tão importante neste momento de retomada das aulas presenciais", concluiu o parlamentar.

alesp