ILP promove o curso introdução à Geopolítica Aeroespacial


25/11/2022 13:38 | Evento contou com o apoio do Grupo de Pesquisa em Geopolítica Aeroespacial da Universidade da Força Aérea . | Georgia Vadala

Compartilhar:


No último dia 16 de novembro o Instituto do Legislativo Paulista realizou a primeira transmissão do curso "Geopolítica Aeroespacial", que foi composto por três aulas e contou com a coordenação do advogado e professor Thiago Dias. O curso, que tem como objetivo debater aspectos como as variáveis geográficas, políticas, econômicas, tecnológicas e ideológicas da Geopolítica Aeroespacial, reuniu um time de especialistas na área.

Apresentado por Paula Schneider, analista legislativa, o evento teve como fala inicial a exposição de Guilherme Sandoval Góes, que trouxe à tona o conceito de geopolítica aeroespacial. O termo "geopolítica foi criado por Rudolph Kjellen, que a classificou como: "o ramo da política que estuda o Estado como organismo vivo ou como fenômeno geográfico, portanto como terra, território, domínio ou a mais exatamente, como reino."

A partir dessa definição, é valido que também pontuemos o que é o Estado. Segundo Silvio Gabriel Serrano Nunes, em seu verbete presente no Dicionário de Conceitos Políticos do ILP traat-se da organização das instituições políticas em um determinado território, com o objetivo da promoção do bem comum, possuindo características próprias no contexto histórico a ser analisado. Trata-se provavelmente do "mais central conceito no estudo da política e a sua definição é, consequentemente, objeto de intenso debate acadêmico".



Ao finalizar seu bloco, o palestrante também definiu quais os grandes arquétipos fundantes que posicionam o Brasil como potência, quais sejam, as dimensões energética, alimentar, aquífera e ambiental que, segundo ele, transformariam o poder potencial do país em poder real.

Em seguida, a palavra foi passada para Carlos Eduardo Valle Rosa, que teve como tópico a caracterização do ambiente aeroespacial que, segundo ele "é exatamente o substrato geográfico no qual se observa os fenômenos geopolíticos." De modo a esclarecer ainda mais do que se trata o conceito, Valle Rosa explicou quais são as diferenças entre o termo ambiente, puramente, e ambiente aeroespacial, isto é, "a gama completa de condições externas (físicas e biológicas) com as quais as pessoas interagem entre si com as demais atividades" e "é um continuum, sem limite, que conecta a atmosfera da Terra com o espaço além".

O último bloco foi destinado para que o público pudesse ter suas dúvidas esclarecidas pelos palestrantes.

Para ter acesso ao evento: https://www.youtube.com/watch?v=5qNIcDsnJnM&t=17s





Para ter acesso ao Dicionário de Conceitos Políticos do ILP: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf

alesp