Consciência Negra: relembre o livro "Os negros na Assembleia", de Celso Fontana


18/11/2022 17:21 | consciência negra | Cléber Gonçalves

Compartilhar:

Celso Fontana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-11-2022/fg292199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Capa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-11-2022/fg292200.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O dia 20 de novembro é uma daquelas datas que chamam a nossa atenção para a luta por igualdade e melhores condições de vida em sociedade. Reservado à Consciência Negra, este dia, celebrado tanto no Estado de São Paulo quanto em território nacional, é uma convocação à luta contra o preconceito por conta de cor e raça.

A ideia do que podemos fazer para melhorar a comunidade na qual vivemos depende da compreensão da história do espaço no qual vivemos. Por esta razão, neste período, relembramos a obra "Os negros na Assembleia", do servidor Celso Fontana.

O livro, que surgiu a partir do desenvolvimento de monografia do autor, foi lançado em 2007 pela Alesp. A produção, além de indicar o baixo percentual de negros na história da Alesp (que, até aquele momento, era de 1% - realidade que vem sendo modificada), demonstra a importância desses poucos agentes na defesa da representação popular.

Você encontra o livro em pdf na Biblioteca Digital da Alesp.

Que a obra contribua para que todos conheçam o passado do nosso contexto e, mais do que isso, nos motive a ações cada vez mais afirmativas e igualitárias.

alesp