Instituto do Legislativo Paulista promove evento sobre "Inovação nos Municípios" em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


27/10/2022 14:31 | Palestra faz parte de projeto focado em divulgação científica voltado à sociedade e entidades públicas | Maria Edhuarda Gonzaga

Compartilhar:

Início do evento ministrado no dia 24 de outubro de 2022<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-10-2022/fg291279.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 24 de outubro de 2022, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), realizou palestra com o tema "Inovação nos Municípios". O evento foi transmitido pela Rede Alesp e pelo canal do ILP no YouTube. Sendo as adaptações imprescindíveis para o bom prosseguimento da sociedade na formação de melhores condições de vida para os cidadãos, tratar de reformas tecnológicas a serem implementadas nos municípios é uma pauta de bastante atualidade.



Segundo o verbete "Bens Comuns" de Elia Alves, presente no Dicionário de Conceitos Políticos do ILP, a expressão refere-se a "todo tipo de bem ou recurso ao qual não existe exclusão de acesso e, portanto, dois indivíduos podem usufruir simultaneamente, sem prejuízo na qualidade de serviço do bem. As maiores problemáticas que envolvem esse tipo de recurso estão relacionadas a sua governança."



Portanto, a construção de novas tecnologias facilitadoras do convívio entre os cidadãos é uma maneira de proporcionar bens comuns para a população como um todo. A abertura do evento foi feita pela analista legislativa Paula Schneider e pelo diretor de comunicação da Alesp, Leonardo Waideman, que destacou a importância do envolvimento da população na escolha de políticas públicas a serem investidas nos espaços ocupados rotineiramente. Carolina Mota, assessora científica da FAPESP, foi responsável pela mediação das explanações.



A primeira palestra foi guiada por Newton Frateschi, professor de física e vice-presidente do conselho municipal de ciência, tecnologia e inovação de Campinas. Nela, tratou do "ecossistema tecnológico" atual de Campinas, das ações realizadas pela cidade com relação ao tema e das perspectivas futuras de projetos inovadores, além de abordar os desafios da implementação de políticas públicas tecnológicas no cenário atual.



Vera Monteiro, consultora jurídica e professora de Direito Administrativo na Fundação Getúlio Vargas (FGV), focou sua explanação nos tópicos da lei que se relacionam com o tema. Sua apresentação se voltou para o projeto CITI e o distrito de inovação de São Paulo, um plano do estado para implementar centros de pesquisas ao redor da cidade a fim de promover interações entre o governo e os institutos e laboratórios especializados em processo inovativo e tecnológico.



Por sua vez, José Eduardo Fiates, diretor de inovação e competitividade da FIESC, foi o terceiro palestrante. Trouxe à bordo as relações entre ciência e inovação e inovação e política industrial, como foco no estado de Santa Catarina, e se voltou especialmente para os impactos e desafios conectados ao crescimento econômico e produtividade dessa dinâmica.



A finalização do evento foi feita por Heraldo Ourem, diretor de inovação e competitividade empresarial. Tratou justamente da ciência e tecnologia entrelaçadas com a inovação feita em parque tecnológico localizado em Recife, Pernambuco, e um dos primeiros pólos de inovação do país. Logo após houve ainda a resposta para perguntas feitas pelo público e últimas colocações de todos os palestrantes.



Para ter acesso ao evento no Youtube: https://youtu.be/mue0hDwV52I



Para ter acesso ao Dicionário de Conceitos Políticos do ILP: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf

alesp