Alesp é iluminada de vermelho em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Falciforme
15/06/2022 17:30 | Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Falciforme | Matias Patrone / Foto: Arquivo Pessoal
A Assembleia Legislativa de São Paulo se ilumina de vermelho para o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Falciforme, que acontece em 19 de junho.
A iluminação na Alesp foi um pedido da deputada Leci Brandão (PCdoB) junto com a Associação Pró-Falcêmicos (APROFe), como forma de impulsionar a campanha de alerta sobre a questão.
A Doença Falciforme é um distúrbio hereditário que se caracteriza por alterações na estrutura dos glóbulos vermelhos presentes no sangue. As células sanguíneas se modificam para um formato de lua, ou algo semelhante a um semicírculo, ficando mais frágeis e fáceis de romper.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o Brasil tem entre 50 e 100 mil pessoas afetadas pela doença e que têm a qualidade de vida reduzida. Os portadores das células sanguíneas em formatos de foices ? origem do nome Falciforme ? tendem a viver em média até os 32 anos, 40 anos a menos das pessoas que não sofrem da doença. A condição é mais comum em indivíduos negros e, muitas vezes, não demonstra sinais aparentes.
A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) em consonância com APROFe desenvolveram a campanha #EuSinto, criada com o objetivo de espalhar o conhecimento e alertar a população sobre os perigos da Doença Falciforme.
"Queremos chamar a atenção da sociedade para a causa e tornar a saúde dos pacientes com doença falciforme uma prioridade do governo para melhorar, controlar e implementar e políticas públicas, sistemas de cobertura e disponibilização de cuidados e tratamentos", disse Sheila Ventura, coordenadora da APROFe.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações