Dia de luta contra a homofobia no Estado de São Paulo: conheça leis da Alesp voltadas à comunidade LGBTQIA+
17/05/2022 13:00 | Campanha | Matias Patrone - Foto: Envato Elements


Aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Lei 14.462/2011 instituiu o Dia de Luta contra a Homofobia no Estado de São Paulo, celebrado anualmente nesta terça-feira (17).
Na mesma data, também é comemorado o Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A data internacional foi criada para celebrar a retirada da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças da OMS, a Organização Mundial da Saúde, que aconteceu em 17 de maio de 1990.
De autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL), a lei estadual foi sugerida e construída coletivamente por vários movimentos e grupos da comunidade LGBTQIA+. Ele disse que a data tem um caráter comemorativo para a população LGBTQIA+, como forma de afirmação da luta, mas, por outro lado, tem um papel ainda mais importante.
"Esta lei tem duas funções, uma é a de celebrar o dia da comunidade LGBT, afirmando essa luta. E a segunda importância da lei é que ela serve para denunciar a homofobia e a transfobia que existe no Brasil e, sobretudo, no estado. É uma lei-denúncia, de homenagem, mas que denuncia o que acontece em São Paulo."
A comunidade LGBTQIA+ já foi, e continua sendo, foco de legislações e projetos na Alesp. Além desta, outras tramitações focadas para este grupo social são discutidas na Casa. Confira outras leis e projetos de leis que já foram aprovados ou estão em tramitação na Assembleia:
A Lei 10.948/2001, de autoria do ex-parlamentar Renato Simões (PT), dá o direito da punição para toda discriminação praticada contra indivíduos homossexuais, bissexuais ou transexuais. A Lei 15.082/2013, da deputada Leci Brandão (PSOL), acrescenta que a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania pode firmar convênios com os municípios, Câmaras municipais e com a Assembleia Legislativa.
"Com a nossa proposta, a lei que existia desde 2001 passou a contar com uma rede maior de órgãos para o acolhimento e fiscalização de denúncias de casos de discriminação motivada por orientação sexual. Até então, nem todos os municípios do Estado possuíam órgãos ou secretarias para acolher esse tipo de denúncia, o que dificultava o exercício da cidadania plena e acesso aos direitos de pessoas que vivem no interior do Estado", afirmou Leci Brandão.
O Projeto de Lei 422/2021 é de autoria das parlamentares Erica Malunguinho (PSOL) e Isa Penna (PCdoB), que visa instituir o Programa Diagnóstico da População LBGTI+ Paulista. O objetivo do programa é colher, registrar e publicar informações sobre o perfil sócio-econômico-geracional-étnico-racial-cultural-demográfico da comunidade LGBTI+ de São Paulo.
As secretarias do Estado e outros órgãos estatais teriam papel relevante para a coleta e busca destas informações. O projeto ainda está em tramitação na Assembleia do Estado e, atualmente, é pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
LGBTIfobia em 2021
Segundo um levantamento realizado pelo Observatório de Mortes e Violências contra LGBTQIA+, ao longo de 2021 pelo menos cinco pessoas do grupo foram mortas a cada semana. Foram 285 assassinatos, ao todo.
O relatório foi publicado na última quarta-feira (11), segundo ele os alvos mais afetados foram gays e mulheres transexuais. Serviram como base para a pesquisa portais de notícias e jornais.
Manifestações e atos de violência também foram analisados. Casos relatam pedradas, facadas e até uso de armas de fogo. O estudo apresenta uma tendência crescente do preconceito contra essa comunidade.
Leci ainda argumentou que o dia 17 de maio é um marco importante, ele aponta a homofobia presente na nossa sociedade. Segundo ela "essa luta não deve acontecer apenas em um dia do ano, ela deve ser de todos, todas e todos."
Notícias relacionadas
- Do câncer de próstata à saúde mental: Novembro Azul joga luz sobre saúde integral masculina
- Confira o guia sobre 'Saúde das pessoas com síndrome de Down', lançado pela Fundação Oswaldo Cruz.
- Dia Nacional do Cerrado busca conscientizar a população sobre conservação ambiental do bioma
- Dia da Amazônia alerta para importância da preservação ambiental e impactos do desmatamento
- Dia de Apoio ao Portador de Esclerose Múltipla é celebrado nesta segunda-feira, 30 de agosto
- Campanha Abril Laranja busca combater maus tratos aos animais
- Segunda semana de abril alerta para diagnóstico e tratamento precoce para a Sepse
- Agosto Laranja conscientiza sobre a esclerose múltipla
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações