ILP RECEBE A PRIMEIRA AULA DO CURSO "ELEIÇÕES E CAMPANHAS ELEITORAIS EM 2022"


23/03/2022 08:59 | A priori, o curso teria como aula inaugural "A atuação da Justiça Eleitoral nas eleições gerais", que ocorreria no dia 10, mas foi adiada por motivo de força maior e por isso será remarcada. | Victoria Baptista Dias Miotto

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A analista legislativa Paula Schneider, o palestrante Fábio Gomes e o organizador Amilton Augusto em evento sediado pelo ILP.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-03-2022/fg284079.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 17 de março ocorreu a primeira palestra do curso "ELEIÇÕES E CAMPANHAS ELEITORAIS 2022: LEGISLAÇÃO E ASPECTOS TÉCNICOS", referente ao tema "Pesquisas eleitorais e análise do discurso". O evento contou com a participação da analista legislativa Paula Schneider, organização de Amilton Augusto, abertura da diretora-presidente do ILP, Karina do Carmo, e palestra de Fábio Gomes.

Segundo o Dicionário de Conceitos Políticos do ILP, no verbete Representação Política, escrito por Margareth de Lima Grilo,

"A representação política concretiza-se via eleição e se expressa por meio do mandato político-representativo. A eleição é o processo - ou conjunto de procedimentos formais - destinado a disciplinar a escolha de candidatos a cargos políticos, mediante o qual é exercido o direito de sufrágio, ou seja, votar e ser votado."

O palestrante Fábio Gomes comentou que a pesquisa deve ser vista como um diálogo com o eleitor, não se limitando ao ranqueamento de candidatos segundo a intenção de voto. Com a comunicação de massa, criou-se a ideia de que, quanto maior o alcance, maior o poder de convencimento, deixando de lado o que Gomes chama de "eleitor que reage". O eleitor que reage é aquele que vota de acordo com a interpretação de sua realidade ou cotidiano.

Segundo o palestrante, a pesquisa é subutilizada no país, pois não está tão ligada à estratégia política e ao marketing de comunicação eleitoral. Para isto, falta o entendimento da pesquisa como ferramenta de avaliação dos padrões educacionais e políticos e dos parâmetros que o eleitor usa para definir seu voto. Em outras palavras, a pesquisa orienta o candidato sobre o que fazer e como fazer, auxiliando-o em um planejamento seguro de comunicação.

Ao final da aula foi realizado debate entre Amilton Augusto e Fábio Gomes, além da elucidação de dúvidas.

O evento pode ser acessado por meio do link: https://youtu.be/XQdZOAgb05s

O Dicionário de Conceitos Políticos do ILP pode ser acessado no endereço: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf

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