Alesp e Tribunal de Contas do Estado firmam acordo para difusão de conteúdos informativos
21/02/2022 18:45 | TCE | Leonardo Ferreira - Foto: Larissa Navarro










A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o Tribunal de Contas (TCESP) firmaram, nesta segunda-feira (21), um acordo de cooperação na área de comunicação. Com a medida, serão desenvolvidas atividades audiovisuais, jornalísticas, educativas e culturais para difusão de informações e materiais relevantes à sociedade, sem custos extras aos cofres públicos, entre o Parlamento paulista e o órgão fiscalizador.
A cerimônia foi no Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo, com a presença do presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari, e do presidente do TCESP, Dimas Ramalho. O acordo de cooperação terá validade de 60 meses. Durante esse tempo, ambas instituições vão ampliar a produção e a transmissão de conteúdo audiovisual, principalmente materiais educativos e informativos, com mais transparência para a sociedade.
O presidente do Parlamento, deputado Carlão Pignatari, enalteceu o acordo, o qual destacou ser um grande avanço para a transparência e a prestação de contas da Assembleia e do TCESP com o cidadão. "A divulgação de informações é de extrema importância para a população, e esse novo acordo de cooperação é sem dúvidas mais um meio para garantir o pleno exercício da cidadania a todo povo paulista", disse.
De acordo com o presidente do TCESP, conselheiro Dimas Ramalho, por meio do novo acordo, os conteúdos produzidos e transmitidos irão além de apenas transmissões de sessões, mas também terá caráter pedagógico e informativo. "Nós vamos criar conteúdos para serem transmitidos na TV Alesp, que não serve só para trazer o que é votado no Parlamento, mas tudo que é importante para o Estado de São Paulo. O TCE vai mostrar o seu trabalho, julgamentos, explicar sob a nossa ótica a lei da improbidade, entre outras coisas. Ou seja, além do caráter fiscalizatório, [os conteúdos] também vão ter um caráter pedagógico explicativo. O cidadão tem direito a ter acesso a informação, e nós enquanto instituições públicas devemos prestar informações a todos paulistas", disse.
O texto do acordo não permite que os programas e matérias produzidas possam ser utilizadas com propósitos comerciais ou de propaganda política partidária ou ideológica. Haverá apenas produção de conteúdos de interesse público, sendo vedada a autopromoção ou promoção de ideais particulares.
Atualmente, a Alesp já tem uma parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo na coprodução do informe "Minuto Defensoria", exibido nos intervalos dos programas da TV Rede Alesp. Nele, defensores públicos abordam temas de interesse da sociedade, como pensão alimentícia e direito do consumidor, e como acessar a Defensoria caso precise de auxilio jurídico para reconhecimento de paternidade, por exemplo.
Tribunal de Contas
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo atua na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado de São Paulo e seus municípios, exceto a Capital, bem como nas entidades de administração direta ou indireta e na das fundações por eles instituídas ou mantidas, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas.
A jurisdição do Tribunal alcança administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos, além das pessoas físicas ou jurídicas, que, mediante convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos congêneres, apliquem auxílios, subvenções ou recursos repassados pelo Poder Público.
Notícias relacionadas
- Capacitação sobre regras para recebimento de recursos públicos reúne dirigentes do terceiro setor
- Alesp recebe indicação de Wagner Rosário para vaga no Tribunal de Contas
- Arguição de Marco Aurélio Bertaiolli, indicado ao Tribunal de Contas de SP, ocorre nesta terça, 12
- Deputado federal Bertaiolli será indicado da Alesp a vaga de conselheiro do TCE-SP
- Reajuste salarial no Tribunal de Contas do Estado é aprovado na Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações