Dia Mundial do Braille: conheça as leis da Alesp que fomentam a inclusão dos deficientes visuais no Estado

No último dia 4 de janeiro, foi comemorado o Dia Mundial do Braille. A data, que é celebrada desde 2018, foi instituída pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem ao nascimento de Louis Braille, que aos 15 anos criou o sistema de escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual, que chamamos de Braille.
A celebração também relembra a importância de assegurar formas de incluir os deficientes visuais no acesso aos livros e também na escrita já que, segundo a União Mundial de Cegos, apenas 5% dos livros em todo o mundo são transcritos para o Braille. Esse número cai para 1% em países mais pobres.
Os dados oficiais mais recentes sobre deficientes visuais no Brasil são do Censo de 2010. Segundo o levantamento, cerca de 24% da população tinha algum tipo de deficiência naquele momento, o que correspondia a 46 milhões de brasileiros. Em 2019, a ONU em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que cerca de 2,2 bilhões de pessoas convivem com deficiência visual ou cegueira em todo o mundo.
No Brasil, segundo o último estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o tema, realizado em 2010, dos 3 milhões de pessoas com deficiência, o equivalente a 7,29% da população, 40% apresentam algum tipo de deficiência visual.
Na Alesp, a preocupação com o tema resultou em leis que apoiam o tema, são elas: a Lei 17.196/2019, da deputada Letícia Aguiar (PSL), que autoriza a instalação de placas em restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, motéis e estabelecimentos de atendimento ao consumidor indicando cardápio em Braille.
Em 2011, a Lei 14.481/2011, proposta do ex-deputado Marcos Martins, classifica a visão monocular, onde a pessoa enxerga apenas com um dos olhos, como deficiência visual, o que garante direitos a quem convive com a deficiência.
Em 2008, a Lei 12.907/2008, de autoria do deputado Rafael Silva (PSB) e da ex-deputada Celia Leão, foi aprovada. Ela estabeleceu e agrupou outras três leis sobre o tema. O texto dispõe sobre a impressão de livros, apostilas e demais materiais pedagógicos em Braille, atenção especial nas unidades de saúde a pessoas com deficiência, treinamento de cães-guias, presença de intérpretes, entre outros.
Ainda sobre o tema, tramitam na Casa mais 30 projetos sobre, como o Projeto de lei 691/2021, do deputado Castello Branco (PSL), que cria o Programa Estadual de Atendimento ao Deficiente Visual; o Projeto de Lei 1213/2019, apresentado pelo deputado Márcio da Farmácia (Podemos), que assegura o acesso gratuito a certidões de registro civil em Braille a pessoas com deficiência visual; o Projeto de Lei 756/2019, de autoria da deputada Valéria Bolsonaro (PRTB), que institui o Cadastro Estadual de Pessoas com Deficiência como medida para facilitar a adoção de medidas de apoio por parte do poder público e de providências que busquem melhorar suas condições possibilitando ainda, um atendimento otimizado a esses cidadãos.
O Braille
O sistema é baseado em pontos com relevo em papéis, que são entendidos por meio do contato com a ponta dos dedos. A partir da combinação de seis pontos, é possível fazer até 63 caracteres diferentes.
Notícias relacionadas
- Do câncer de próstata à saúde mental: Novembro Azul joga luz sobre saúde integral masculina
- Confira o guia sobre 'Saúde das pessoas com síndrome de Down', lançado pela Fundação Oswaldo Cruz.
- Dia Nacional do Cerrado busca conscientizar a população sobre conservação ambiental do bioma
- Dia da Amazônia alerta para importância da preservação ambiental e impactos do desmatamento
- Dia de Apoio ao Portador de Esclerose Múltipla é celebrado nesta segunda-feira, 30 de agosto
- Campanha Abril Laranja busca combater maus tratos aos animais
- Segunda semana de abril alerta para diagnóstico e tratamento precoce para a Sepse
- Agosto Laranja conscientiza sobre a esclerose múltipla
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações