Deputado apresenta Sistema Federal de Inteligência para representantes do Grande ABC

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
17/12/2021 14:59 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Danilo Balas

Compartilhar:

Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280542.jfif' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os índices de criminalidade em inúmeras cidades do Estado de São Paulo, principalmente na Capital paulista, assustam a população. Sabendo disso, o deputado estadual Agente Federal Danilo Balas (PSL), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), trouxe uma poderosa ferramenta de combate ao crime organizado, o Sistema CÓRTEX, que integra a base nacional de dados de veículos e de pessoas.

No início de dezembro, Danilo Balas esteve na Prefeitura de Santo André/SP para apresentar às autoridades de toda a região do ABC o Sistema CÓRTEX. A plataforma está vinculada ao MJSP e usa, de maneira rápida, várias bases de dados de pessoas e veículos.

Além do parlamentar, estiveram presentes Luiz Zacarias, Prefeito em exercício de Santo André; Coronel Sardano, Secretário de Segurança de Santo André; os Vereadores Américo Scucuglia e Cabo Ângelo; Coronel Valente, Secretário-Adjunto de São Caetano do Sul; Vincenzina de Simone, Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André; Cláudio Pereira Silva, Inspetor-Chefe da GCM de Diadema; Admar Donizete Oldani, Vereador de Ribeirão Pires; Solange Cristina, Secretária-Adjunta de Segurança de Mauá; José Rogério Dourado, Subcomandante da GCM de São Caetano do Sul; e Major Sandro, Secretário de Segurança de Rio Grande da Serra.

Danilo Balas, que esteve acompanhado de três representantes do MJSP, entende que o Sistema CÓRTEX promete trazer uma grande mudança no combate à criminalidade no país. Ele já vem sendo usado, causando grandes mudanças nas cidades que a ele aderiram.

A cidade de Sorocaba/SP, por exemplo, aderiu ao Sistema há menos de um mês, no dia 16 de novembro deste ano. Neste curto período, graças à tecnologia utilizada, dois indivíduos já foram presos ao serem flagrados em um veículo furtado abordado por Guardas Municipais, com verificação de dados por meio da ferramenta CÓRTEX.

A Guarda Portuária de Santos também aderiu ao Sistema, assim como a cidade de Cabreúva/SP. Municípios da Baixada Santista, Vale do Paraíba e outras regiões do Estado estarão, em breve, integrados ao CÓRTEX.

"Trabalho na área da Segurança Pública há 27 anos e tenho orgulho de poder ajudar o Estado de São Paulo na questão da Segurança. O Governo Federal de nosso Presidente Jair Bolsonaro e o Ministério da Justiça, com o Ministro Anderson Torres, estão levando aos municípios paulistas uma importante tecnologia de combate ao crime, que é o Sistema CÓRTEX. Tenho certeza de que esse Sistema fará uma grande diferença no enfrentamento aos criminosos", afirmou o deputado estadual Danilo Balas.


alesp