Assembleia lança revista em comemoração aos 20 anos de criação do Instituto do Legislativo Paulista

Os parlamentares da Casa receberam a edição comemorativa durante a sessão ordinária desta terça-feira, 14
14/12/2021 20:04 | Lançamento | Daniele Oliveira e Natália Belo

Compartilhar:

Lançamento revista de comemoração dos 20 anos do ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280264.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento revista de comemoração dos 20 anos do ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280266.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento revista de comemoração dos 20 anos do ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280267.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (14/12), o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, apresentou a revista de comemoração dos 20 anos do ILP (Instituto do Legislativo Paulista), que nesta data, completa duas décadas de contribuição na capacitação de pessoas no país inteiro.

Os parlamentares presentes no Plenário Juscelino Kubitschek, no Palácio 9 de Julho, receberam uma edição da publicação, que é uma espécie de dossiê do instituto, com artigos, história e momentos significativos, evolução dos trabalhos, depoimentos e outros tópicos. A finalidade da publicação é divulgar e debater ideias que contribuam para a promoção de estudos sobre políticas públicas, ciência e governo.

Autor de um dos artigos da revista, o deputado Carlão Pignatari versou sobre a relevância do ILP para a sociedade brasileira, no qual afirmou que o trabalho tem demonstrado progresso ano a ano. "O instituto evoluiu com o passar do tempo e se preocupa cada vez mais em agregar o debate sócio-político, aprimorar o entendimento sobre atividades legislativas e jurídicas e contribuir muito para a democracia", afirmou.

"São 20 anos levando conhecimento, ajudando no desenvolvimento pessoal e elucidando assuntos complexos", afirmou a diretora-presidente, Karina Carmo, sobre a comemoração das duas décadas do ILP.

Para a analista legislativa do ILP e editora da revista, Any Ortega, a obra tem o intuito de alcançar todos os públicos, sobretudo os jovens. "Oferecer suporte técnico e temático à ação legislativa, além de dar oportunidade ao público, particularmente à juventude e aos estudantes com acesso à formação política cidadã e à cultura, de forma aberta e gratuita", disse.

O ILP

O Instituto do Legislativo Paulista foi criado em 2001, pela resolução número 821/2001 da Alesp, mas apenas em 2003 que o edifício-sede foi inaugurado. De início, era voltado apenas para as necessidades dos trabalhos parlamentares, desse modo o público-alvo era os servidores da Assembleia Legislativa. Atualmente, o ILP é um espaço de formação, produção de conhecimento e troca de experiências entre a população e o Parlamento paulista.

A criação do ILP teve como inspiração escolas do governo já implantadas, e segue com a missão de promover conhecimento para a sociedade e fortalecer o Legislativo e instituições democráticas a partir de processos educativos.

Ao longo desses 20 anos o ILP teve importantes eventos, como os Encontros de Agentes Públicos e de Escolas de Legislativo e Contas e o Prêmio Boas Práticas Legislativas.

alesp