Com pandemia sob controle, biblioteca da Alesp reabre para o público; veja como emprestar livros

Espaço oferece 12 mil exemplares para serem lidos
10/12/2021 17:19 | Biblioteca | Luccas Lucena - Foto: Larissa Navarro e José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Biblioteca da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280099.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Biblioteca da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280100.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Biblioteca da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280101.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Biblioteca da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280102.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Biblioteca da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Infográfico <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280104.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo reabriu para o público neste mês de dezembro. Com 12 mil obras das mais diversas áreas, como direito administrativo, direito constitucional, história de São Paulo, literatura brasileira e, principalmente, obras sobre o Legislativo, qualquer pessoa com documento de identificação e comprovante de residência poderá retirar até três livros por 15 dias - podendo ser renovado por mais duas semanas.

Márcio Vasques, técnico legislativo e bibliotecário da Casa, contou que além dos 12 mil exemplares disponíveis para empréstimo, há também 30 mil obras que podem ser consultadas somente no local - que é um material que foi reunido ao longo da história da Assembleia. Segundo ele, há exemplares mais antigos também. "Existem livros de até 1700, coisas muito específicas da história da França, monarquia ou livros religiosos. Coisas muito antigas pra pesquisadores", disse.

Márcio contou como esses materiais antigos são conservados. "Os materiais antigos têm uma variação grande de resistência à passagem do tempo, é uma coisa que acontece com nossos livros e pode acontecer com os quadros do Van Gogh, que daqui a 100 anos podem não existir mais", falou. "A gente preserva com as condições de temperatura e umidade controladas, e quando danifica, como a queda da capa de um livro, existem serviços de restauração e encadernação", disse.

Serviço

Ana Carolina Ferreira, gestora da Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico, explicou que, tanto os funcionários da Casa quanto o público externo, têm que se cadastrar para retirar livros na biblioteca: no caso dos funcionários, é só necessário a apresentação do crachá; no caso do público externo, são necessários mais documentos, como documento com foto e comprovante de residência do mês atual ou do mês anterior, no máximo.

Em relação às normas sanitárias, Ana contou que quando os livros voltam para a biblioteca após o empréstimo, as obras ficam separadas por 15 dias para evitar contaminação por contato físico. "Por enquanto, estamos deixando os livros que retornam de empréstimo separados por duas semanas", disse. "Duas semanas depois, eles voltam pro acervo", falou.

A biblioteca localizada na Alesp fica no 3º andar, sala 337, do Palácio 9 de Julho, na avenida Pedro Álvares Cabral, 201. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.



Para ver se uma determinada obra está disponível na biblioteca, o catálogo está disponível online pelo www.al.sp.gov.br/catalogo-biblioteca/. A Assembleia também conta com o acervo virtual, através do www.al.sp.gov.br/alesp/biblioteca-digital/.

Para tirar dúvidas, ligue no telefone (11) 3886-6580 ou envie um e-mail para biblioteca@.al.sp.gov.br

Reabertura da Alesp

A Alesp já reabriu as portas do Palácio 9 de Julho para o público. No entanto, mesmo com os avanços em relação ao combate à pandemia, o Parlamento segue com as precauções necessárias para visitação. São obrigatórios o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social nas dependências do Palácio 9 de Julho.

Além disso, os parlamentares, servidores e colaboradores que apresentarem suspeita ou confirmação de Covid-19 são imediatamente afastados conforme orientação da unidade de saúde de referência.

alesp