Deputado toma providências contra o fechamento da Torre de Controle do Aeroporto de Sorocaba

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
23/11/2021 14:28 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Danilo Balas

Compartilhar:

Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Deputado Estadual Danilo Balas encaminhou, no último sábado (20), ofício ao Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), contra iniciativa do Governador do Estado, que determinou o término das operações da Torre de Controle do aeroporto da cidade de Sorocaba, no interior paulista.

Essa informação foi confirmada pelo DECEA, órgão pertencente à Aeronáutica Brasileira, que afirmou que recebeu um comunicado do Governo Paulista, assinado pelo Secretário de Logística e Transporte, João Octaviano Neto, sobre o fechamento da Torre de Controle, o qual está previsto para dezembro deste ano.

Segundo o parlamentar, se realmente acontecer o fechamento da Torre de Controle, muitos pousos e decolagens serão impedidos de acontecer, o que prejudicará o desenvolvimento de Sorocaba e região. "Ao tomar conhecimento de mais essa decisão absurda, imediatamente, solicitei apoio e providências ao DECEA para que haja uma solução sobre esse assunto. Não podemos permitir o fechamento da Torre de Controle, pois isso vai gerar o fechamento de empresas, desemprego e afetar a economia de nossa cidade", salientou Danilo Balas.

Segundo divulgado pelo Jornal Cruzeiro do Sul, o DECEA enviou documento ao Governo do Estado, solicitando um prazo para o planejamento de futuras ações contra essa decisão, que afetará o movimento do aeródromo, pois não haverá mais o serviço de controle (Torre), ou de informação de tráfego aéreo (Rádio).

"Nós, sorocabanos, não podemos aceitar que nossa cidade seja prejudicada. A economia local vai perder muito. A importância da Torre de Controle é de conhecimento notório de todos, pois esse departamento gerencia o tráfego aéreo na região. Se realmente ocorrer esse fechamento, o povo correrá mais riscos, pois afetará a segurança das operações aéreas. É mais uma demonstração de descaso por parte do Governo do Estado com nossa região. Vamos lutar para que isso não se concretize", afirmou o Deputado Estadual Danilo Balas.


alesp