Alesp derruba veto e torna igrejas serviços essenciais em crises como a pandemia da Covid-19
26/10/2021 21:36 | Sessão extraordinária | Karina Freitas - Foto: José Antonio Teixeira



Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo derrubaram, nesta terça-feira (26/10), o veto do Executivo ao Projeto de Lei 299/2020, de autoria dos deputados Gil Diniz (sem partido) e Gilmaci Santos (Republicanos), aprovado na Casa e que estabelece a atividade religiosa como essencial para a população paulista em situações de crise, como a pandemia da Covid-19.
Pelo texto, crises oriundas de moléstias contagiosas, epidemias ou catástrofes naturais são situações citadas para a aplicação da medida. O texto também especifica que devem ser observadas as recomendações expedidas pelo Ministério da Saúde. Agora, a Alesp promulga a lei, que passa a valer em todo o Estado após publicação no Diário Oficial.
Durante a sessão extraordinária, o deputado Gilmaci Santos afirmou que a derrubada do veto foi a "retratação de um erro" e que as igrejas são sim um serviço essencial, "haja visto o serviço que as igrejas fizeram durante a pandemia, principalmente na fase mais aguda, o trabalho que realizou, não somente o trabalho espiritual, mas também o trabalho social que foi desenvolvido por todas de uma forma geral, cuidando do povo, cuidando da população".
Já o deputado Gil Diniz afirmou que o dia foi histórico graças a essa decisão do Parlamento paulista. "Todas as igrejas, independente de denominação, neste período de pandemia, prestaram um serviço espiritual como sempre fizeram, mas principalmente um serviço assistencial", disse.
O deputado Altair Moraes (Republicanos) também ressaltou a importância do trabalho das igrejas no meio social. "[A religião] é um braço do governo, um braço do Estado. Onde o Estado não chega, nós chegamos. Nesse tempo de pandemia foi essencial", concluiu. "É um projeto que protege todos os templos, o trabalho de todas as religiões, isso é muito importante", pontuou a deputada Janaina Paschoal (PSL).
O presidente interino da Alesp, deputado Wellington Moura (Republicanos), disse que é uma grande satisfação aprovar a derrubada do veto. "Elas [as igrejas] sempre foram serviços essenciais". "Para a gente é uma alegria ver isso hoje, diante de tantas lutas que as igrejas passaram de ficarem fechadas, com o povo chorando, pedindo uma oração, e a igreja não podendo ter culto naquele momento". "Mas, a partir de agora, nós temos a garantia de que as igrejas continuarão sendo um serviço essencial no Estado de São Paulo", disse.
Também apoiaram a medida os deputados Sargento Neri (Solidariedade) e Tenente Nascimento (PP), e a deputada Marta Costa (PSD).
Notícias relacionadas
- AO VIVO: Parlamentares retomam discussão do projeto que decreta perda temporária de mandato do deputado Frederico D'Ávila
- Alesp aprova projeto que transfere, em definitivo, terras do Estado a produtores rurais assentados
- AO VIVO: Parlamentares discutem projeto que transfere terras do Estado a produtores assentados
- AO VIVO: Parlamentares da Alesp votam redação final para o Orçamento 2022
- Parlamentares debatem empréstimos para investimento em transporte público
- AO VIVO: Parlamentares da Alesp debatem propostas de autoria do Poder Executivo
- Alesp aprova Abono-Fundeb para professores da educação básica estadual
- AO VIVO: Parlamentares debatem projetos sobre abono a profissionais de ensino e modificações na legislação que classifica os Municípios Turísticos
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações