Situação calamitosa no Córrego do Germano, Zona Leste de São Paulo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
17/06/2021 14:26 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Douglas Garcia

Compartilhar:

: Córrego do Germano. Fonte: Gazeta de São Mateus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269135.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após denúncia de clara negligência do poder público, obtida por meio de reportagem do portal de notícias ?Gazeta de São Mateus?, o deputado Douglas Garcia (PTB) protocolou ofício endereçado ao coordenador da Defesa Civil do Estado, Walter Nyakas Junior, de modo a evitar tragédia no Córrego do Germano, no Jardim Colonial, na capital de São Paulo.

Segundo a líder comunitária, Marlene Tofollete, em entrevista ao portal, "antes era possível beber da água da bica que alimentava o rio, as crianças brincavam e mulheres lavavam roupas. Hoje, apenas ratos, insetos e sujeira prosperam pelo local. A canalização e uma obra urgente a ser feita".

Essa espera por manutenção ou canalização do córrego já dura cerca de 30 anos. Inclusive, em setembro do ano passado, Douglas Garcia protocolou indicação solicitando providências ao governador do Estado, João Doria, que havia prometido para os moradores daquela região, enquanto candidato a prefeito de São Paulo, a canalização do córrego.

Até o momento, a prefeitura informou que fez a instalação de muro de gabiões em uma pequena parte do córrego, e que pratica regularmente a limpeza do local. Mais de três mil pessoas vivem com medo de perderem suas casas por desabamento e erosão.

Além do ofício à Defesa Civil, Douglas Garcia disse, por redes sociais, que vai realizar contatos para buscar soluções junto à prefeitura.


alesp