Assembleia Legislativa define novas integrantes da Procuradoria Especial da Mulher
09/06/2021 17:38 | Parlamento paulista | Leonardo Ferreira





A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo definiu as novas integrantes para os próximos dois anos. A deputada Professora Bebel (PT) foi designada como Procuradora Especial da Mulher, as deputadas Marina Helou (Rede), Erica Malunguinho (PSOL) e Dra. Damaris Moura (PSDB) serão respectivamente primeira, segunda e terceira procuradora adjunta.
A definição das parlamentares para a função se deu através da publicação do Ato 31/2021 do presidente do Legislativo paulista, deputado Carlão Pignatari, no Diário Oficial da última terça-feira (08/06).
Compete a esta procuradoria garantir a participação efetiva das deputadas nos órgãos e nas atividades do Parlamento, e tem como objetivo criar e implementar políticas voltadas às mulheres, promovendo debates, palestras, seminários e audiências públicas.
Além disso, é atribuição desta procuradoria receber, examinar e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher aos órgãos competentes e fiscalizar e acompanhar a execução de programas do Executivo estadual que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias no Estado.
A Procuradoria Especial da Mulher foi criada em fevereiro de 2012, após promulgação do então presidente da Casa, o deputado Barros Munhoz (PSB), e não está vinculada à Procuradoria da Alesp. A medida é originária do Projeto de Resolução 28/2011 de autoria da ex-parlamentar Telma de Souza.
Carlão Pignatari destacou a importância do órgão, e enalteceu as deputadas que foram designadas para a função. "Tenho certeza que farão um grande trabalho em defesa das mulheres aqui no Estado de São Paulo", afirmou.
A deputada Professora Bebel (PT), reconduzida à função de Procuradora Especial da Mulher, exaltou as ações realizadas pela Procuradoria no primeiro biênio. "A Procuradoria Especial da Mulher realizou reuniões, atos solenes, enviou ofícios à Secretaria de Segurança Pública, disponibilizou informações sobre as demandas e serviços ofertados para as mulheres no Estado."
Além disso, a parlamentar destaca as ações efetivas que pretende tomar durante o próximo biênio, visando o pleno funcionamento do órgão
"Vou propor, em parceria com as procuradoras adjuntas, a realização de atividades informativas e formativas a respeito da Procuradoria com as vereadoras eleitas em 2020, visando ampliar a existência de Procuradorias da Mulher nos municípios paulistas e fortalecer Frentes de Defesa dos Direito das Mulheres no Estado de São Paulo", disse.
Espaços da Alesp para promover o tema
Além da Procuradoria Especial da Mulher, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem espaços destinados a promoção e garantia dos direitos femininos.
Entre esses espaços está a Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres, que é responsável por fiscalizar e acompanhar programas governamentais e políticas públicas relativas à proteção dos direitos da mulher e combate à violência de gênero, e opinar sobre propostas que tramitem no Legislativo paulista em relação ao tema.
Frentes Parlamentares também foram instaladas na Alesp com o intuito de promover os direitos das mulheres e combater a violência doméstica e o abuso sexual.
Terceira procuradora adjunta da Procuradoria Especial da Mulher, a deputada Dra. Damaris Moura (PSDB) agradeceu a confiança e declarou que no próximo biênio estará "concentradíssima em temas de proteção aos direitos femininos".
A parlamentar destacou ainda que, em sua visão, para combater a violência doméstica é necessário romper o silêncio, denunciar e conscientizar a população. Além disso exaltou os espaços da Assembleia voltados à garantia dos direitos das mulheres.
"Estes espaços nos darão possibilidade de ampliarmos o debate e criarmos ações efetivas que promovam, protejam e garantam os direitos das mulheres no nosso Estado", disse.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações