Semana estadual visa conscientizar a população sobre a septicemia
09/04/2021 13:12 | Campanha | Beatriz Ferreira

No Estado de São Paulo, a segunda semana do mês de abril propõe uma reflexão sobre a septicemia (ou sepse). Uma doença caracterizada por um conjunto de sintomas que ocorrem como uma resposta excessiva do organismo diante de algum processo inflamatório.
A Semana Estadual de Conscientização Sobre a Sepse foi instituída por meio da Lei 16.363/2017, de autoria do ex-deputado Cezinha de Madureira.
O infectologista Francisco Ivanildo de Oliveira disse que qualquer infecção causada por bactérias ou vírus, quando não tratada, pode evoluir para um quadro de sepse. Dentre as mais comuns, estão a pneumonia, infecção do trato urinário (bexiga, rins), infecção intestinal e infecção de pele.
Os sintomas envolvem a diminuição da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, febre e dificuldade para respirar. Em pacientes infantis, a diminuição da quantidade de urina é um sinal a ser observado.
De acordo com o profissional, os sinais também se manifestam no local onde se encontra a infecção. "Se for uma pneumonia ou infecção gastrointestinal, por exemplo, os sintomas estarão relacionados ao local inicial onde o agente está provocando a doença. O que caracteriza um paciente com sepse, é que esse processo, quando não tratado adequadamente, ou dependendo de características próprias de cada indivíduo, irá evoluir com gravidade", disse o especialista.
O tratamento da septicemia é feito por meio de antibióticos. A depender da gravidade, pode ser necessária a internação do paciente ou mesmo intervenção cirúrgica. Se diagnosticada precocemente, há maior chance de recuperação do enfermo.
Prevenção
Qualquer pessoa pode desenvolver a sepse. Porém, recém-nascidos, idosos, pacientes imunodeprimidos e pessoas com doenças crônicas são mais suscetíveis.
De acordo com Francisco Ivanildo, o cuidado com a higiene é fundamental para prevenir a enfermidade, principalmente em pacientes infantis. É possível combater a sepse através de uma boa higienização das mãos e da utilização de água tratada.
O aleitamento materno também é extremamente importante para as crianças com menos de 1 ano. Assim, a mãe estará reduzindo o risco da criança desenvolver uma intoxicação ou se infectar através de uma água ou alimento contaminado, e ao mesmo tempo passando para criança anticorpos que a protegem da infecção.
Além disso, manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada também é uma forma de prevenção. "Vacinar os filhos contra a influenza, contra o pneumococo, meningococo, significa preveni-los da sepse", disse o médico.
Notícias relacionadas
- Do câncer de próstata à saúde mental: Novembro Azul joga luz sobre saúde integral masculina
- Confira o guia sobre 'Saúde das pessoas com síndrome de Down', lançado pela Fundação Oswaldo Cruz.
- Dia Nacional do Cerrado busca conscientizar a população sobre conservação ambiental do bioma
- Dia da Amazônia alerta para importância da preservação ambiental e impactos do desmatamento
- Dia de Apoio ao Portador de Esclerose Múltipla é celebrado nesta segunda-feira, 30 de agosto
- Campanha Abril Laranja busca combater maus tratos aos animais
- Segunda semana de abril alerta para diagnóstico e tratamento precoce para a Sepse
- Agosto Laranja conscientiza sobre a esclerose múltipla
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações