Lei cria programa de prevenção ao câncer infantil


26/03/2021 16:43 | Agora é lei | Eduardo Reis

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: freepik)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Estado de São Paulo ganhou, neste mês, o Pro-Oncologia Infantil - programa de combate e prevenção ao câncer infantil. A ação é resultado de uma lei de autoria do deputado Vinicius Camarinha (PSB) aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo e sancionada pelo governador João Doria no último dia 11 de março.

A nova lei cria mecanismos de detecção precoce e recuperação rápida para as crianças acometidas, que vão desde ações informativas e pesquisas científicas, até os cuidados paliativos com o paciente e a família, além da reabilitação.

Segundo o autor da lei, é necessário que o doente seja acolhido, assim como sua família, e que esteja à sua disposição a assistência médica adequada. "O tratamento oncológico em uma criança já é complicado. Sem o devido amparo, torna-se uma tragédia", disse.

Além de todo o aparato para a criança diagnosticada, a medida dispõe sobre a capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais em todos os níveis do processo no combate ao câncer infantil.

O câncer infantil é, hoje, a maior causa de mortes entre pessoas com 0 até 19 anos de idade, apesar da taxa de cura ser superior a 70%.


alesp