Major Olimpio, senador por São Paulo, morre vítima da Covid-19
18/03/2021 20:15 | Luto | Luiz Rheda - Foto: Arquivo Alesp

Faleceu nesta quinta-feira (18/3) na capital paulista, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, o senador por São Paulo e ex-deputado estadual Major Olimpio. Ele estava internado desde o início de março após ser infectado pelo novo coronavírus.
Natural de Presidente Venceslau, Sérgio Olímpio Gomes foi oficial da Polícia Militar por 29 anos e atuou como presidente da Associação Paulista dos Oficiais da Polícia Militar do Estado e diretor da Associação dos Oficiais da Polícia Militar de São Paulo.
Bacharel em ciências jurídicas e sociais, jornalista, professor de educação física, técnico em defesa pessoal, instrutor de tiro e autor de livros voltados para a questão da segurança, Olimpio foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006, quando conquistou 52.386 votos, sendo reconduzido ao cargo na eleição seguinte.
Na Alesp, foi líder do PDT e autor de diversas normas estaduais, como a Lei 15.139/2013, que instituiu a política de prevenção e combate ao furto e roubo de cabos e fios metálicos.
Olimpio também é coautor da Lei 15.556/2014, que restringiu o uso de máscaras e objetos que ocultem o rosto da pessoa em manifestações e reuniões. A norma foi discutida e votada durante os atos que ficaram conhecidos como Jornadas de Junho.
Homenagens
Parlamentares lamentaram a morte de Olimpio e consideraram que sua falta deixa uma grande lacuna na política paulista e brasileira.
Para o presidente da Assembleia, deputado Carlão Pignatari, "é muito triste presenciar como esse vírus está sendo devastador na vida das pessoas. Conviver com o Major Olimpio durante seu mandato aqui em São Paulo foi uma honra".
Sobre o convívio com o senador, o 1° secretário da Casa, deputado Luiz Fernando, afirmou que "dentro da suas convicções, ele lutou pelo que acreditava e honrou a Assembleia Legislativa, sempre defendendo a Polícia Militar em diferentes governos. Deixo aqui meus profundos sentimentos aos eleitores, amigos e familiares. Que Deus os abençoe para superar esse momento tão triste e de muita dor."
O 2° secretário da Alesp, deputado Rogério Nogueira, também falou sobre a morte do político. "O Brasil perde um grande senador e eu perco um amigo e companheiro de bancada na época que era deputado estadual pelo PDT, onde foi meu sucessor na liderança do partido. Minhas condolências à família".
Em nota divulgada nas redes sociais, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo expressou seu pesar:
Com grande pesar recebemos a notícia da morte, nesta quinta-feira, do senador Major Olimpio.
Ex-deputado desta Casa por duas legislaturas (16ª - 2007/2011 e 17ª - 2011/2015), ele será sempre lembrado por sua postura combativa na defesa de seus ideais.
Sua perda precoce é um triste episódio no cenário político brasileiro e, especialmente, para os paulistas. Que Deus conforte sua esposa, filhos e familiares.
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações