A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo inaugurou, nesta sexta-feira (12/3), o novo bicicletário no Palácio 9 de Julho. A solenidade contou com a participação do presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, e dos 1° e 2° secretário, deputados Enio Tatto e Milton Leite Filho, respectivamente. A ideia de instalar o equipamento no edifício que abriga o Legislativo estadual surgiu para estimular os funcionários a utilizarem o meio de transporte alternativo. Com a inauguração, o bicicletário se soma a outras obras entregues pela atual gestão da Assembleia para modernizar a estrutura do Palácio 9 de Julho. O novo espaço, que tem entrada pela Rua Abílio Soares, próximo ao estacionamento dos deputados, possui vagas para até 52 bicicletas, carregadores para patinetes elétricos e ferramentas para manutenção das bicicletas. De acordo com o projeto, o local, que conta com armários, vestiário, lixeiras, banheiros, câmeras de vigilância, piso antiderrapante e painel solar, poderá ser usado por funcionários da Alesp, deputados e visitantes que passam pela região, como os frequentadores do Parque Ibirapuera. Para o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, "a construção de um bicicletário no Palácio 9 de Julho foi um investimento importante porque muitas pessoas usam a bicicleta como meio de transporte alternativo, fazendo com que a Assembleia precise ter um espaço assim para atender as pessoas que visitam o Palácio 9 de Julho para utilizar algum serviço que funciona no local, como o Poupatempo". Presente na inauguração, o 1° secretário da Assembleia, deputado Enio Tatto, apoiador da construção do bicicletário no Palácio 9 de Julho, disse que "esse é bicicletário modelo, devido sua estrutura completa. Defender iniciativas como essa, que incentivem os novos modais de transporte, é muito importante e a gente tem que dar condições para que as pessoas possam usar as bicicletas". Almoxarifado Central Em seguida, os membros da Mesa Diretora acompanharam a apresentação do projeto de implantação do Almoxarifado Central da Assembleia. As obras vão mais do que dobrar o espaço onde a estrutura ficará localizada. O local de armazenamento que hoje tem 400 metros quadrados será expandido em cerca de 500 metros quadrados. O espaço vai armazenar mais de 450 tipos de bens de consumo utilizados no Parlamento e aproximadamente 200 bens permanentes, tudo isso de maneira organizada de acordo com a classificação do produto. A futura unidade vai ainda unificar e racionalizar o planejamento, compra, manejo, estoque e regulação de bens de consumo, além de aperfeiçoar o cadastro, controle e manutenção dos bens móveis da Casa, o que significa maior controle e consequentemente redução dos custos. Para o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, centralizar o processo de compra é importante para a distribuição de materiais do Poder Legislativo. "Nos últimos anos construímos um projeto muito bem estruturado, integrado com o sistema de compra, para poder garantir que a distribuição de cada um dos itens distribuídos dentro da Assembleia, e que são comprados com dinheiro público, seja feita da melhor maneira possível, com transparência e controle total do que é utilizado na Casa", afirmou. A expectativa é que o almoxarifado, localizado no subsolo do prédio, melhore e aperfeiçoe os serviços de controle da Assembleia a partir da integração das plataformas Alesp Sem Papel, que é um sistema de processo digitais, e o Alesp Moderna, programa de gestão financeira e contábil que será utilizado pela administração da Casa. Tudo isso deve otimizar o fluxo de informações, como a disponibilidade de produtos em estoque e quantidade de itens consumidos por unidade administrativa, impedindo a falta de abastecimento, desperdício e repasse de dados imprecisos. Placas Na ocasião, os parlamentares inauguraram ainda as placas feitas de mármore com o nome dos deputados integrantes das 18° e 19° legislaturas, que ficarão expostas no Hall Monumental do prédio administrativo da Assembleia e na entrada de deputados do prédio anexo, que abriga os gabinetes parlamentares. Atualmente, o Palácio 9 de Julho abriga diversas placas decorativas com o nome de deputados de outras legislaturas, que foram inauguradas por ocasião da celebração de datas especiais para o Estado de São Paulo e para o Legislativo paulista, como a comemoração dos 20 anos da Constituição do Estado, do sesquicentenário da Assembleia Legislativa Provincial e da inauguração do Salão Nobre 23 de Maio. Visitas Durante a tarde, os membros da Mesa Diretora da Alesp também conferiram outras obras em andamento no Palácio 9 de Julho, em espaços da área administrativas do prédio, como a sala T54, que está sendo adequada e modernizada para obrigar o expediente da Presidência, e a sala M34, que será ocupada pela liderança do governo. O 1º secretário, deputado Enio Tatto, explicou que todas as obras de melhoria do prédio foram feitas baseadas na modernização e redução de custo. "Por meio da tecnologia foi possível dar melhores condições de trabalho para servidores e deputados, diminuir os gastos, aumentar a transparência e tornar a gestão mais eficiente. Ao fazer um balanço dos projetos executados pela atual gestão da Assembleia, o 2º secretário da Casa, deputado Milton Leite Filho, disse que "independentemente dos casos de saúde, como a Covid-19 que assolou todas as famílias brasileiras, devolvemos dinheiro aos cofres públicos e melhoramos a Assembleia como nunca havia sido feito. Tudo isso de uma maneira rápida". As obras de ambas as salas já foram iniciadas e devem ser inauguradas nos próximos meses.